Não é a mesma coisa, em alguns pontos existem no mínimo semelhanças. Tal como já tinha acontecido no final de 2021, quando Renato Gaúcho saiu do Flamengo após a derrota na final da Taça dos Libertadores com o Palmeiras de Abel Ferreira, Jorge Jesus está “preso” entre o que desejava e o que tem de cumprir. Na altura era o Benfica, agora é o Fenerbahçe. A novidade aqui é mesmo o cenário com que se percebe essa vontade de assumir uma paixão que parece eterna desde julho de 2020, quando o treinador que ganhou quase tudo pelo clube carioca cedeu à vontade de Luís Filipe Vieira e regressou aos encarnados. Jesus não voltou depois em dezembro de 2021, também acabou por não voltar em maio de 2022 e corre o risco de ainda não voltar em abril/maio de 2023. A vontade, essa, está lá. E agora foi “desvendada” através de um áudio enviado para o gestor da página do Instagram Coringa rubro-negra, um adepto e criador de conteúdos digitais.

Piscou o olho ao Flamengo, ainda pensou esperar por Portugal, está a caminho da Turquia: Jorge Jesus perto de assinar pelo Fenerbahçe

“Bom dia amigo, aqui são 10h da manhã na Turquia. A diferença do fuso horário em relação aí são seis horas. Eu falei com o Marcos Braz ontem [terça-feira] sobre várias coisas mas não falei em condições financeiras com ele, não sei porque é que está a passar no Brasil que pedi muito dinheiro e que não chegaram a acordo comigo. Não sei qual é a intenção disso”, começou por referir o técnico português no referido áudio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A verdade é que o Marcos Braz falou comigo sobre o Flamengo, se podia sair já e disse que já não podia, que tinha de me dar algum tempo até para eu falar aqui com o presidente [do Fenerbahçe]. Isto falta um mês e meio para acabar aqui o campeonato na Turquia. Disse-me que ia pôr um treinador interino e eu disse ‘Ok, isso era bom porque assim podiam esperar por mim’. Ele depois disse que não podia esperar muito por mim, mais do que uma semana e aqui… Pronto, tudo bem… Aquilo que quero é que as pessoas não pensem que se não for para o Flamengo foi por questões financeiras porque não falei em dinheiro com o Marcos Braz e andam para aí a dizer isso”, acrescentou ainda Jorge Jesus no áudio com cerca de um minuto e meio.

A mensagem de despedida de Jesus: “Foram 13 meses de uma união perfeita, o rompimento que não deixará cicatrizes”

Depois da rescisão com o também português Vítor Pereira na sequência da goleada sofrida com o Fluminense na segunda mão da final do Campeonato Carioca, o Flamengo passou a ter Mário Jorge como técnico interino mas apenas à condição, encontrando-se nesta fase em busca de um sucessor que possa fazer toda a época após os desaires na Supertaça do Brasil, na Supertaça Sul-Americana, no Mundial de Clubes e no Cariocão. Mais uma vez, Jesus é o preferido numa corrida que conta ainda com nomes como Tite, Sampaoli, Marcelo Gallardo ou Dorival Júnior (que estava no clube antes da chegada de Vítor Pereira). No entanto, e mesmo sabendo que não vai continuar na Turquia, Jesus tem hipóteses ainda de ganhar títulos pelo Fenerbahçe e é isso que poderá fazer com que o reencontro tantas vezes pedido pelos adeptos fique adiado.

Jesus falou entre amigos a ver a bola, admitiu que quer voltar ao Flamengo, a conversa tornou-se pública e é acusado de “falta de vergonha”

Nesta altura, o conjunto de Istambul ocupa a segunda posição do Campeonato com 57 pontos, a seis do líder Galatasaray, com oito jornadas ainda por realizar – sendo que a prova acaba apenas a 20 de maio e logo com um encontro fora frente ao primeiro classificado que poderá ainda ser decisivo pelo título e que foi adiado na sequência do terramoto que fez milhares de mortos no país. Em paralelo, o Fenerbahçe está ainda na luta pela final da Taça da Turquia, jogando as meias-finais a duas mãos a 2 e 17 de maio com o Sivasspor. Ou seja, o tal mês e meio que o treinador fala mas com uma nuance: após a recente derrota com o Besiktas, em casa e com o adversário reduzido a dez, a imprensa avançou que o treinador esteve perto de… ser despedido.

Sem proposta, sem “sim”. Mas é a história da proposta e do “sim” que pode levar à saída de Jesus da Luz

O Flamengo defronta esta quinta-feira o Maringá fora, num jogo a contar para a Taça do Brasil, iniciando depois no domingo o Campeonato do Brasil com uma receção ao Coritiba de António Oliveira. E é aqui que se abrem três cenários possíveis: 1) os dirigentes assumem que querem Jesus, vão de encontro ao que várias vezes foi sendo pedido pelos adeptos (com aquele cântico do “mister” dedicado ao técnico português) e esperam para que termine as competições na Turquia sabendo que com isso irá perder sete jornadas do Brasileirão mais três da fase de grupos da Libertadores; 2) os responsáveis fazem um ultimato de dez dias a duas semanas e avançam de seguida para outra solução se não existir acordo; 3) o próprio Jesus consegue sair mais cedo do Fenerbahçe e está assim em condições de assumir esse desejado regresso ao Flamengo.

Jesus sonhava com outros projetos mas pode não passar da Páscoa no atual: Fenerbahçe pondera saída do técnico após nova derrota em dérbi