O desafio para os agregadores de estatísticas é manter os recordes de Haaland atualizados, visto que há sempre registos novos que o norueguês teima em derrubar. É nesses momentos que o avançado contribui para a perceção de que a escala em que se insere é de um nível demasiado elevado para ser entendida pelo ser humano. A cada golo cresce a ideia de que é fora do normal.

O início de jogo do Manchester City frente ao Leicester no Etihad foi produtivo. Praticamente ao ritmo de um golo por cada dez minutos até, por fim, aos 25 minutos a evolução do resultado estagnar nos 3-0. Era uma intensidade que respondia ao aviso do treinador dos citizens, Pep Guardiola, antes do jogo.

“Não vamos ser campeões se perdermos com o Leicester”, referiu o técnico espanhol que também explicou os motivos que o levavam a pensar dessa maneira. “Estamos seis pontos atrás do Arsenal, uma equipa que perdeu poucos pontos durante a temporada e tem um jogo por semana, com muito tempo de recuperação, para analisar e se preparar”, o que até se pode apontar como sendo responsabilidade do Sporting que eliminou os líderes da Premier League das competições europeias.

Era certo que o jogo com o Leicester chegava numa altura em que o Manchester City se encontra a meio de uma eliminatória da Liga dos Campeões com o Bayern Munique, mas o foxes eram um adversário do fundo da tabela da Liga Inglesa, ou seja, se existia adversário apetecível para encontrar numa altura crítica da temporada era este. O trânsito de encontros na agenda dos citizens, disse Guardiola, até podia facilitar a tarefa. “Quando temos jogos de três em três dias, de quatro em quatro dias, estamos no ritmo e com foco. Isso ajuda-nos”, analisou. “Às vezes, quando se tem uma semana entre os jogos, perde-se esse tipo de sentimento.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O City entrou mesmo ligado à missão de conquistar os três pontos na estreia de Dean Smith no comando técnico do Leicester. Stones (5′) marcou o primeiro golo do encontro e o que se seguiu foi uma história escrita em norueguês. Haaland marcou o seu primeiro golo do encontro (13′) e, minutos depois, chegou ao segundo (25′). O avançado chegou assim ao 32.º golo na Premier League esta temporada e igualou o recorde de mais golos marcados numa só edição do campeonato com 38 jornadas. Esperava-se que fosse uma questão de tempo até, ainda neste jogo, bater o registo de Salah.

Apesar do que toda a gente esperava, Haaland foi substituído por Guardiola ao intervalo. É a 18.ª vez que o norueguês é substituído esta temporada em 40 jogos em todas as competições (45%), o que impede o avançado de ter números ainda mais assombrosos — são já 47 golos.

O Leicester ainda incomodou o City com um golo de Iheanacho (75′), bolas no ferro e grandes oportunidades de golo, o que não impediu os citizens de levarem os três pontos e manterem a pressão sobre líder Arsenal. A partida ficou marcada também pela centésima assistência de Kevin De Bruyne ao serviço da equipa de Manchester.