Há condutores que confundem um pequeno utilitário com uma bicicleta e tentam circular por ruas estreitas e vielas apenas acessíveis a veículos de duas rodas. O caso mais recente, pelo menos entre aqueles de que há imagens, aconteceu no final da passada semana na Grécia, mais precisamente na ilha de Santorini, onde um turista ao volante de um Nissan Micra de aluguer tentou, literalmente, “enfiar o Rossio na rua da Betesga”.

Não se conhecem os motivos que levaram o turista a entrar na ruela grega, erro provavelmente devido a um sistema de navegação demasiado optimista. Mas se é evidente que o condutor entrou na rua errada, a verdade é que não foi esse o seu único erro. A sua insistência em continuar a avançar, apesar dos espelhos e a carroçaria se esfregarem nos muros, revela um erro de julgamento preocupante, que certamente a empresa de rent-a-car não terá apreciado. Certo é que o turista levou tão a peito as indicações do GPS que o pobre Micra, à falta de espaço, começou a subir literalmente pelas paredes.

Quem divulgou o sucedido foi a comunidade municipal de Mesaria que, através das redes sociais, alertou os habitantes do local para o facto de o beco Agios Konstantinos estar intransitável, por ter lá ficado preso um veículo. As autoridades avançaram ainda que, por o incidente ter ocorrido numa sexta-feira e tendo em conta a difícil situação em que o Micra se encontrava, poderia não ser fácil ou possível removê-lo tão rapidamente quanto seria desejável, de forma a que o beco voltasse a estar transitável.

Lamentavelmente, para os habitantes da bela ilha grega de Santorini, este Micra não foi o primeiro a ficar entalado numa viela mais estreita e, muito provavelmente, não será o último. Mas ficámos com a certeza que não só tão depressa os habitantes de Mesaria não voltarão a passar pelo apertado beco, como a empresa de rent-a-car tão pouco estará em condições de, nos próximos dias, alugar o amachucado Micra ao próximo cliente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR