Noh Huyn-soo, um estudante sul-coreano, não tinha tomado o pequeno-almoço na passada quinta-feira e estava “com fome” numa visita ao Museu Leeum, em Seul. Sem que nada o fizesse prever, o jovem decidiu comer a banana exposta na peça de arte “Comediante” — da autoria do artista italiano Maurizio Cattelan —, composta pela peça de fruta colada com fita adesiva cinzenta e que está avaliada em cerca de 120 mil euros.

E ainda fez mais. De acordo com a BBC, Noh Huyn-soo, assim que acabou de comer a banana, colocou a casca no lugar onde estava a peça de fruta, colando-a novamente com fita adesiva. 

O museu, que costumava substituir a banana de três em três dias, não deverá aplicar qualquer castigo ao estudante. A fome, sabe-se agora, não foi a única motivação de Noh Huyn-soo. Ainda que tenha admitido que estava com fome, o jovem depois reconheceu que via a obra de Maurizio Cattelan como uma “rebelião” contra a autoridade. “Pode haver outra rebelião contra uma rebelião”, assinalou, de acordo com a BBC.

“Danificar uma obra de arte pode também ser visto em si como uma obra de arte. Achei que seria uma ideia interessante”, admitiu o estudante.

Confrontado com o sucedido, o artista visual Maurizio Cattelan, conhecido pelas suas esculturas hiperrealistas e por subverter as convenções artísticas, não se mostrou incomodado. “Não há qualquer problema”, disse. Esta não é, de resto, a primeira vez que comeram a banana da obra de arte “Comediante” — já tinha acontecido em 2019, em Miami.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR