Ron DeSantis, o governador da Florida e possível candidato às primárias republicanas para as presidenciais norte-americanas de 2024, assinou uma proposta de lei que prevê a pena de morte aos abusadores de crianças com menos de 12 anos. “Acredito que, num padrão de sociedade justo, quem comete um crime atroz como este merece o maior castigo”, afirmou o responsável político num vídeo publicado na sua conta pessoal do Twitter.

“Infelizmente, na nossa sociedade, há crimes atrozes cometidos contra crianças com menos de 12 anos. E isso é o pior do pior. E o que acontece é que os perpetradores destes crimes são muitas vezes criminosos em série. Se violam uma criança uma vez, as chances é que façam isso outra vez, a não ser que sejam travados ou que fiquem incapacitados”, indicou Ron DeSantis.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No entanto, a proposta de lei deverá esbarrar contra uma decisão do Supremo Tribunal norte-americano, expressa no processo Kennedy v. Louisiana, datado de 2008. Como lembra a CNN internacional, o órgão judicial máximo dos Estados Unidos determinou que a imposição da pena de morte pela violação de uma criança é inconstitucional.

Na altura, o juiz do Supremo Tribunal, Anthony Kennedy, argumentou que a pena de morte não deveria ser aplicada em casos que não tenham levado à morte da vítima.

Passados 15 anos desde a decisão do Supremo Tribunal, o governador da Florida, que é tido como o maior adversário de Donald Trump na corrida às primárias republicanas, quer que o órgão judicial “anule os precedentes judiciais que injustamente protegeu os abusadores de crianças da pena de morte”.

“A decisão judicial negou às vítimas e aos seus ente queridos a oportunidade de obterem justiça contra esses criminosos hediondos”, declarou o governador, sentenciando. “O pior dos crimes merece o pior dos castigos”.