O candidato dos Estados Unidos à presidência do Banco Mundial (BM), Ajay Banga, foi esta quarta-feira eleito para o cargo pelo Conselho de Administração, indicou a instituição em comunicado.

Ajay Banga, 63 anos, era o único candidato ao cargo e afirmou várias vezes que pretende dar prioridade ao financiamento da luta contra as alterações climáticas e à reforma do BM. Deverá assumir funções para um mandato de cinco anos no próximo dia 2 de junho, precisou o BM.

Historicamente, o Banco Mundial é liderado por um norte-americano e um europeu lidera o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Esta repartição de responsabilidades é, no entanto, contestada por vários países, em particular China, Índia, Brasil e Rússia, que querem um papel de maior destaque em instituições internacionais.

Banga, um gestor de empresas que nasceu e cresceu na Índia, iniciou uma digressão mundial para promover a sua candidatura após os Estados Unidos terem indicado o seu nome, tentando conseguir o maior apoio possível, em particular de países emergentes e em desenvolvimento.

Acabou por ver a sua candidatura apoiada por países como Índia, Quénia e África do Sul, entre outros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR