A operação do BPI em Portugal rendeu ao banco 73 milhões de euros de lucro no primeiro trimestre, mais 164% do que nos primeiros três meses de 2022. O grupo BPI, como um todo (incluindo operação em Angola e Moçambique), aumentou os lucros para 85 milhões, mais 75% do que no período homólogo.

João Pedro Oliveira e Costa, presidente do banco que é detido pelo espanhol Caixabank, afirmou em comunicado de imprensa que “o primeiro trimestre ficou marcado por um comportamento da economia mais positivo do que se antecipava, o que nos permitiu manter um forte dinamismo comercial e melhorar a rentabilidade”. “Estes resultados representam uma fotografia deste momento, mas teremos de continuar a olhar com prudência, e com confiança, para o que será o filme de todo o ano”, acrescenta o responsável.

Sobre a atual “crispação política”, João Pedro Oliveira e Costa disse na conferência de imprensa que “como agente económico prezo pela estabilidade, penso que é muito importante termos previsibilidade e diria que é fundamental que entre as várias instituições se permita uma paz que permita que os negócios se façam normalmente”.

“Os indicadores económicos que temos tido são promissores e acima das expectativas que havia no final do ano passado”, afirmou o responsável, notando que o crescimento poderia estar a “avançar mais depressa” mas, no geral, “os indicadores são bons, o desemprego está controlado e num nível baixo”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O presidente do BPI revelou que baixou em 20% a nova concessão de crédito à habitação no trimestre, o que será um reflexo da subida dos juros e o impacto da inflação e do aumento do custo de vida. Ainda assim, o banco estava a prever uma quebra maior da contratação. O banco diz que teve cerca de 1.900 casos de renegociação do crédito à habitação, o que representa uma percentagem inferior a 1,7% da carteira total de crédito à habitação.

BPI cria balcão “all in one” no Monumental, em Lisboa. Administrador diz que há “abrandamento” no crédito mas está a crescer

Este processo tem demonstrado que há uma “enorme resiliência” nas famílias, que ajustaram uma parte do seu consumo e, de forma geral, conseguiram acomodar o aumento das prestações em parte, também, porque houve “valorização salarial” em vários casos. Porém, “estamos conscientes de que haverá famílias que vão precisar de continuar a ser apoiadas e o BPI cá estará para isso”, afirmou João Pedro Oliveira e Costa.

Ainda assim, os lucros foram suportados por um aumento de 82% na margem financeira, para 206 milhões de euros, sendo esta a diferença entre aquilo que os bancos pagam para se financiar (incluindo pelos depósitos pelos clientes) e os juros que cobram pelos créditos que concede.

Taxa média dos depósitos em Portugal sobe, para 0,9%, mas continua a ser a segunda mais baixa da zona euro