A presidente do Banco Alimentar Contra a Fome (BA), Isabel Jonet, disse este sábado à Lusa que até às 18h00 tinham sido recolhidas 415 toneladas de alimentos, um balanço “positivo” do primeiro dia da campanha de recolha.

A nova campanha de recolha de alimentos do BA arrancou este sábado e decorre durante o fim de semana, numa altura em que os pedidos de ajuda quase triplicaram face ao ano passado.

Às 18:00 tinham sido recolhidas “415 toneladas” em todos os 21 Bancos Alimentares, acima dos valores registados no ano passado.

A campanha, que decorre presencialmente nos supermercados de todo o país e conta com cerca de 40 mil voluntários, tem o tema ‘Esperança’ para ajudar as famílias a “fazer frente às dificuldades económicas e sociais”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Estamos muito contentes porque uma vez mais os portugueses responderam ‘presente'”, mas ainda falta domingo, prosseguiu a responsável.

Isabel Jonet sublinhou que até agora o balanço “é positivo” e “até superior à mesma hora do que no ano passado”.

O Presidente da República vai marcar ainda esta noite presença no Banco Alimentar.

Além da campanha presencial no fim de semana, a recolha prosseguirá até 14 de maio através de vales disponíveis nos supermercados ou no canal ‘online’ www.alimentestaideia.pt.

Os 21 Bancos Alimentares, em parceria com cerca de 2.600 instituições e entidades que atuam no terreno, distribuem diariamente bens alimentares a mais de 400 mil pessoas em Portugal.

Segundo a presidente do BA, desde o início do ano até 20 de abril, a instituição recebeu 3.330 novos pedidos de ajuda, o que representa um aumento de 93% em relação ao mesmo período de 2022, quando tinham chegado 1.725 pedidos.