Uma task force criada para avaliar eventuais indemnizações aos cidadãos negros do estado da Califórnia, por discriminação racial antiga, recomendou pagamentos que podem superar o equivalente a um milhão de euros a cada pessoa. A recomendação, feita após uma reunião pública no último sábado em Oakland, vai ser enviada aos legisladores estaduais e também prevê que seja feito um pedido de desculpas aos cidadãos afro-americanos.

“Estas indemnizações são moralmente justificáveis e podem ajudar a combater disparidades e desigualdades raciais que existem há muito”, disse a representante democrata Barbara Lee, que esteve presente na sessão pública liderada pelos nove membros do painel.

Segundo o The New York Times, no total podem estar em causa largos milhares de milhões de dólares em pagamentos feitos a cidadãos negros. Este trabalho, que está a ser seguido de perto a nível nacional, começou após as manifestações por justiça racial que se seguiram à morte do cidadão George Floyd, às mãos de uma equipa policial.

Uma das estimativas feitas por economistas que estão a colaborar com a task force aponta que podem os cidadãos elegíveis podem receber até 148 mil dólares [mais de 135 mil euros, ao câmbio atual], cada um, por terem sido discriminados pelos bancos na atribuição de financiamento hipotecário – uma prática conhecida por “redlining” e que impossibilitava quem vivia em bairros predominantemente habitados por negros de obterem crédito à habitação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Chegou-se ao número de 148 mil dólares calculando um pagamento de 3.366 dólares por cada ano que se viveu na Califórnia entre o início dos anos 30 até ao final dos anos 70, o que significa que alguém que tenha hoje 71 anos poderá receber aproximadamente 148 mil dólares.

Além deste valor relativo ao redlining, o mesmo cidadão também poderia receber 2.352 dólares por cada ano que viveu na Califórnia entre 1970 e 2020 para compensar o que se considera ter sido um excesso de policiamento especialmente dirigido aos afro-americanos, que têm uma prevalência muito maior no sistema prisional.

No total, segundo o The New York Times, as várias componentes desta indemnização podem levar alguns cidadãos a receber quase 1,2 milhões de dólares (mais de um milhão de euros).

A sessão em Oakland, no sábado, foi marcada por muita agitação e emoção alimentada por defensores destas indemnizações que pediam valores ainda mais elevados. A segurança foi chamada várias vezes para retirar pessoas da sessão, por estarem a discutir e a interromperem quem tinha a palavra.