A casa real divulgou o retrato oficial dos reis Carlos III e Camila coroados durante a tarde desta segunda-feira, quando se aproxima o fim de três dias de celebrações a propósito da coroação dos reis. Esta fotografia foi publicada com uma mensagem do Rei e antes foram também partilhados retratos individuais de ambos.

“A minha mulher e eu queremos apenas partilhar os nossos agradecimentos mais profundos e sinceros a todos os que ajudaram a tornar esta ocasião especial”,  pode ler-se na mensagem do Rei que acompanha a imagem.

O Rei expressa ainda o seu agradecimento pelo “apoio e encorajamento” e acrescenta que testemunhar a “bondade expressa de tantas formas diferentes, foi o maior presente de coroação possível”. O monarca afirma ainda que ele e a rainha vão agora “rededicar” as suas vidas “a servir as pessoas do Reino Unido, os reinos e a Commonwealth”.

Estas fotografias oficiais foram tiradas no Palácio de Buckingham, depois da cerimónia de coroação, por Hugo Burnand, o fotógrafo oficial da coroação, segundo se pode ler no site da casa real. O Rei foi fotografado na Sala do Trono, sentado numa cadeira de 1902, com o Manto de Estado, a Coroa do Estado Imperial, a orbe e o cetro do soberano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

@Twitter/The Royal Family/Hugo Burnand

A rainha Camila foi fotografada na Sala Verde e está de pé, a usar o seu Manto de Estado e a coroa da Rainha Mary. Nesta imagem sobressai também o vestido cheio de simbolismo que o designer de moda Bruce Oldfield criou e o colar da coroação.

As celebrações da coroação de Carlos III e Camila começaram na tarde sexta-feira, com uma receção no Palácio de Buckingham para inúmeros convidados, entre os quais esteve o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa. A cerimónia de coroação aconteceu no sábado durante toda a manhã, com a pompa e circunstância que o evento solene exigia.

@Twitter/The Royal Family/Hugo Burnand

A última fotografia mostra os reis acompanhados por membros da família real que trabalham para a coroa. Da esquerda para a direita podemos ver, o duque de Kent, os duques de Gloucester, Sir Tim Laurence e a princesa Ana, os reis Carlos e Camila, os príncipes de Galesn e os duques de Edimburgo com a princesa Alexandra, a honorável Lady Ogilvy, no meio de ambos.

@Twitter/The Royal Family/Hugo Burnand

À exceção da princesa Ana, todas as mulheres que são membros seniores da família real seguiram a tradição de vestir branco. Contudo, na cerimónia de coroação os mantos não permitiram ver os vestidos e esta fotografia mostra, pela primeira vez, as escolhas de Kate e Sophie, nomeadamente. A princesa de Gales escolheu um vestido em crepe branco, assinado por Sarah Burton para casa Alexander McQueen, tal como o seu vestido de noiva. Já se sabia que o vestido tinha bordados com motivos florais que representam os quatro reinos do Reino Unido: a rosa, o cardo, o narciso e o trevo para Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, respetivamente. Nesta imagem pode também ver-se pela primeira vez a princesa a usar o colar de três fios George VI, uma forma de homenagem a Isabel II, que também estava escondido sob o manto azul e vermelho usado durante a cerimónia.

Hugo Burnand foi anunciado como fotógrafo oficial da coroação no passado mês de fevereiro. Foi também ele o responsável pelas fotografias oficias dos casamentos de Carlos e Camila, em 2005, e de William e Kate, em 2011.