A autora portuguesa Joana Estrela é candidata aos Prémios Llibreter da Catalunha, com a novela gráfica “Pardalita”, revelou o Grémio de Livreiros da Catalunha, em Barcelona.

O livro de Joana Estrela, editado em catalão pela Meraki Editorial com o título “Pardaleta”, está indicado na categoria de literatura infantil e juvenil.

Dos livros infantis às zines LGBT, este é o mundo ilustrado de Joana Estrela

Os Prémios Llibreter são uma iniciativa do Grémio de Livreiros da Catalunha, sendo atribuídos em várias categorias, e a votação é feita entre livreiros, a partir das obras editadas em catalão no ano anterior. Os vencedores são conhecidos a 8 de junho.

“Pardalita”, editado em 2021 pela Planeta Tangerina, é uma banda desenhada sobre adolescência, primeiros amores, relações familiares e amizade. A história é narrada por Raquel, uma adolescente que se apaixona por outra rapariga, conhecida por Pardalita.

“A obra conduz o leitor para um mundo de subtilezas que vão muito além do amor adolescente (…) e aproxima-nos, com especial sensibilidade, da descoberta de nós mesmos”, justifica o Grémio de Livreiros da Catalunha em nota de imprensa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo a editora Planeta Tangerina, os direitos de “Pardalita” já foram vendidos para neerlandês, inglês, polaco, espanhol e sueco.

Joana Estrela, nascida em Penafiel em 1990 e formada em Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes do Porto, tem várias obras publicadas, em edição de autor e por outras editoras, em particular pela Planeta Tangerina.

Apesar das restrições causadas pela Jornada Mundial da Juventude, Feira do Livro de Lisboa será “a melhor de sempre”

Em 2014 publicou “Propaganda”, um diário gráfico que regista a temporada que viveu na Lituânia, entre 2012 e 2013, como voluntária da Liga Gay Lituana.

Na sua página oficial é possível ler ainda outros trabalhos na área da ilustração e da banda desenhada, como “Hoje não janto rissóis” e “Os vestidos do Tiago”, um pequeno livro que aborda o tema da sexualidade e da identidade de género.

Os livros ilustrados “Mana” e “A Rainha do Norte” e a banda desenhada “Miau!” são outros títulos assinados por Joana Estrela, que também ilustrou para textos de Ana Pessoa (“Aqui é um bom lugar” e “A luz é grande”) ou para Luísa Ducla Soares, numa biografia ilustrada sobre Fernão de Magalhães.

Historiadora Hélène Carrère d’Encausse prémio Princesa das Astúrias das Ciências Sociais

Em 2022, as escritoras portuguesas Ana Pessoa e Rita Sineiro foram distinguidas nos Prémios Llibreter da Catalunha, com os livros “Mary John” e “Filas de Sonhos”, respetivamente.