A terceira fase do Fundo FIFA, que fornece apoio a futebolistas que ficram sem receber os salários acordados com os respetivos clubes, vai abranger um total de 225 jogadores, com 61 ligados a Portugal, anunciou esta sexta-feira o organismo.

De acordo a FIFA, que explicou a terceira fase do Fundo numa nota publicada no seu sítio oficial, Portugal tem mesmo o maior número de jogadores que vão receber este apoio, à frente da Grécia, com 50, e da Roménia, com 22.

A terceira fase é referente a jogadores que pediram auxílio durante o ano de 2021 e terá um total de quatro milhões de dólares (cerca de três milhões e meio de euros) a serem distribuído pelos 225 futebolistas.

Quanto aos jogadores que ficaram sem salário, apesar de terem contrato, 19 estavam ligados ao Desportivo das Aves, 18 à União da Madeira, oito ao Freamunde e oito ao Vitória de Setúbal.

O Fundo FIFA para Jogadores de Futebol é resultado de um acordo firmado com a FIFPRO (Associação Internacional de Futebolista Profissionais) em 2020, que fornece apoio financeiro a jogadores que não receberam e ou não têm possibilidade de receber os salários acordados com seus respetivos clubes.

O orçamento total do fundo é de 16 milhões de dólares (cerca de 14 milhões e meio de euros), dividido em quatro ciclos de aplicação.

A quarta e última fase terá como base os pedidos recebidos durante 2022 e terá igualmente um orçamento de quatro milhões de dólares.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR