O BCE (Banco Central Europeu) aplicou uma coima de 6,63 milhões de euros ao Goldman Sachs Bank Europe por falhas nos relatórios financeiros.

Segundo o BCE, a subsidiária europeia do gigante bancário reportou, nas suas contas, erradamente as necessidades de capitais, ao ter calculado de forma errada os ativos ponderados pelo risco. O que aconteceu em 2019, 2020 e 2021, durante oito trimestres consecutivos.

O banco registou um risco ponderado menor do que devia ter feito. Segundo o comunicado do BCE, o banco registou, erradamente, algumas exposições corporativas e aplicou um peso de risco menor. “Deficiências nos controlos internos impediram o banco de detetar estes erros”, acrescenta o BCE.

Ao reportar erradamente os dados ao BCE impediu que o Banco Central Europeu tivesse uma visão real sobre o perfil de risco no banco.

Os ativos ponderados pelo risco são uma medida que os bancos têm de registar e servem de base para calcular as necessidades de capital. Subestimando esses ativos o banco não calcula, de forma adequada, as necessidades de capital, e reporta rácios de capital mais elevados do que os reais.

O banco pode recorrer desta decisão junto do Tribunal de Justiça da União Europeia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR