Dois homens foram detidos na Áustria depois de, no domingo, terem transmitido discursos de Adolf Hitler e afirmações de saudação ao líder nazi através do sistema de altifalantes de um comboio.

Durante uma viagem de Bregenz para Viena, os passageiros do comboio de alta velocidade Railjet aperceberam-se de que, em vez de anunciar a paragem seguinte, o intercomunicador das carruagens estava a transmitir mensagens invulgares.

Caçadores de tesouros procuram 10 toneladas de ouro que nazis terão enterrado em palácio na Polónia

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O sistema começou por reproduzir áudios com erros do ator que habitualmente dá voz aos anúncios do comboio, assim como uma mensagem de alarme de incêndio. Durante cerca de 20 minutos, foram depois transmitidos excertos de discursos de Hitler e gritos de salvação como “Sieg Heil” (“salve a vitória”, em português) e “Heil Hitler” (“salve Hitler”, em português), deixando os passageiros “completamente chocados”, avançou a BBC.

David Stoegmueller, membro do Partido Verde, partilhou a situação numa publicação no Twitter, descrevendo-a como “muito perturbadora” e afirmando que espera que haja “um relatório e um esclarecimento o mais rápido possível!”

À BBC, o deputado austríaco adiantou que foram transmitidos “dois episódios”: “Primeiro foram 30 segundos de um discurso de Hitler, e depois ouvi ‘Sieg Heil’”. Os funcionários do comboio não conseguiam parar a gravação e estavam impedidos de fazer os seus próprios comunicados. “Um membro da tripulação estava muito chateado”, acrescentou.

No mesmo comboio, segundo Stoegmueller, viajava uma idosa sobrevivente de um campo de concentração que, depois de ouvir as gravações, começou a chorar.

Segundo a BBC, um outro passageiro comentou que, enquanto noutros países o problema técnico é a avaria no ar condicionado, “na Áustria, o problema técnico é Hitler”.

Outro dos passageiros do comboio era Schlomo Hofmeister, um rabino da sinagoga de Viena. No Twitter, afirmou ter ficado perturbado com o facto de alguns dos passageiros se terem rido quando ouviram as saudações ao líder nazi.

Na Áustria, a difusão de propaganda nazi é crime. Os dois suspeitos foram detidos pela polícia, que, depois de analisar as imagens das câmaras de vigilância do comboio, conseguiu localizá-los.

A dupla é ainda suspeita de ser responsável por outros dois incidentes semelhantes ocorridos na mesma semana em comboios que ligam Sankt Pölten a Viena. No entanto, não é claro se as gravações também envolveram slogans nazi.

A empresa ferroviária austríaca ÖBB excluiu a hipótese de um ataque informático ao sistema de intercomunicação do comboio, suspeitando que a dupla terá aberto as cabinas dos maquinistas com uma chave que apenas os funcionários têm acesso.

Nazismo: marcha de Auschwitz realizada antes do 80.º aniversário da Revolta do Gueto de Varsóvia

“Terão utilizado o ponto de comunicação da forma habitual, com uma chave, e depois simplesmente colocaram um telemóvel ao lado”, disse um porta-voz da ÖBB ao jornal austríaco Der Standard, citado no The Guardian.

Apesar de não ser claro como é que os suspeitos tiveram acesso à chave, a ÖBB não colocou a hipótese de os indivíduos serem funcionários da empresa. “Em nenhum momento o suspeitos obtiveram controlo sobre o comboio”, acrescentou o porta-voz.

Num comunicado ao qual a BBC teve acesso, a empresa ferroviária afirmou que se distancia “claramente do conteúdo” transmitido.