O preço médio semanal, calculado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), aumentou, face à semana passada, em 1,7% para a gasolina e 2,1% para o gasóleo, segundo um relatório divulgado esta segunda-feira.

De acordo com o regulador, o preço eficiente registou uma atualização, face à semana passada, “de +1,7%, para a gasolina e de +2,1% para o gasóleo, tendo em conta a variação semanal das cotações internacionais da gasolina 95 simples em +4,1% e do gasóleo simples em +4,7%”.

A ERSE revelou ainda, no relatório semanal Combustíveis Supervisão de Preços, que “para a semana de 15 a 21 de maio, o preço eficiente antes de impostos é de 0,833 Euro/l [euros por litro] para a gasolina 95 simples e de 0,801 Euro/l para o gasóleo simples”, sendo que “após impostos, o preço eficiente fica nos 1,680 Euro/l, para a gasolina 95 simples, e nos 1,481 Euro/l para o gasóleo simples”.

Por outro lado, em relação à semana anterior, a ERSE indicou que a média dos preços de venda ao público anunciados nos pórticos, e reportada no Balcão Único da Energia “esteve 1,5 cent/l [cêntimos/litro] acima do preço eficiente, dessa semana, no caso da gasolina 95 simples, e 3,3 cent/l, acima no caso do gasóleo simples”. Assim, em termos percentuais, “a gasolina 95 simples foi anunciada nos pórticos 0,9% acima do preço eficiente e o gasóleo simples foi anunciado 2,1% acima do preço eficiente”.

O preço eficiente é um preço médio semanal determinado pela ERSE, que resulta da soma de vários fatores: os “preços dos combustíveis nos mercados internacionais de referência e os respetivos fretes marítimos, a logística primária, incluindo nesta parcela as reservas estratégicas e de segurança do Sistema Petrolífero Nacional, os sobrecustos com a incorporação de biocombustíveis e a componente de retalho acrescida dos impostos respetivos”.

Por fim, no que respeita aos preços com descontos, publicados pela DGEG – Direção-Geral de Energia e Geologia, “a gasolina 95 simples apresentou um desvio de -2,6% face ao preço eficiente e o gasóleo simples de -3,6%”, sendo que “em termos absolutos, estas estimativas situam-se, para a gasolina 95 simples, em -4,3 cent/l abaixo, e para o gasóleo simples, em -5,0 cent/l abaixo, dos respetivos preços eficientes”, disse a ERSE.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR