Todas as reações à lotaria do draft da NBA, que define a ordem das primeiras 14 escolhas, deixou claro que  algo de errado tem que acontecer para Victor Wembanyama não ser jogador dos San Antonio Spurs.franchise cinco vezes campeão da liga norte-americana de basquetebol tinha apenas 14% de probabilidades de conseguir a primeira escolha, as mesmas que Detroit Pistons e Houston Rockets, as três piores equipas da temporada regular. O conjunto do Texas ficou com prioridade máxima para escolherem aquele que é apontado como o jogador com mais potencial desde que LeBron James entrou na NBA.

A partir de Paris, Victor Wembanyama reagiu ao sorteio da pick número um com o entusiasmo de quem ignora que a dúvida não era se vai entrar na NBA no draft que se realiza a 22 de junho, mas sim saber quem teria espaço para os seus 2,21m e cerca de 2,40m de envergadura. Mesmo Peter John Holt, o dono dos San Antonio Spurs, deixou à vista de todos que conseguir a primeira escolha era colocar a mão numa edição especial e limitada de jogador.

Se ficou escrito nas comemorações que a ideia dos Spurs é mesmo selecionar Wemby, no que toca a passar essa intenção a palavras, o front office da equipa de San Antonio foi mais cauteloso. “Ainda temos muito tempo e muito trabalho para fazer. Tenho a certeza que vão descobrir na noite do draft“, disse Brian Wright, o general manager, em declarações à KENS 5, televisão de San Antonio, quanto ao que vai fazer com a pick número um.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As certezas quanto à entrada de Victor Wembanyama na NBA são tantas que o poste gaulês não vai participar no draft combine, onde os jogadores que se declararam a uma possível entrada na NBA realizam testes físicos, participam em jogos e são entrevistados, situação onde as equipas que pretendem selecionar estes talentos têm oportunidade de os acompanhar com mais proximidade. O basquetebolista encontra-se ainda em competição ao serviço dos Metropolitans 92 na liga francesa, a quem a NBA comprou os direitos de transmissão dos jogos da equipa do jovem de 19 anos.

Antes de ir para a NBA, a NBA foi até Victor Wembanyama: Paris recebeu Bulls e Pistons com o maior destaque fora do campo

Considerando que os San Antonio Spurs não vão deixar passar um talento que junta o corpo de Giannis Antetokounmpo e as capacidades de Nikola Jokic que, juntos reúnem quatro prémios de MVP da NBA, têm oportunidade, na terceira vez na sua história em que vai ter a escolha mais alta do Draft, de voltar a escolher um big man que pode alterar os destinos de uma equipa que esta época conseguiu apenas 22 vitórias e registou 60 derrotas.

Em 1987, a primeira escolha os Spurs escolheram David Robinson e, dez anos mais tarde, Tim Duncan, dois hall of famers. Todo o entusiasmo gerado à volta de Wemby pode até ser olhado como um motivo para o treinador de 74 anos, Gregg Popovich, permanecer na equipa e desenvolver o jogador como fez com tantos outros desde que, em 1997, assumiu o lugar. Na lógica encontrada, pode estar detetado um ponto de viragem do franchise que inclua também uma remodelação do comando técnico. O resultado da lotaria do draft foi festejado também pelos fãs dos Spurs nos bares da cidade. Depois de Toni Parker, San Antonio pode voltar a ter um ídolo francês.

Na reação ao sorteio, Victor Wembanyama tomou como garantido que ia para San Antonio. “Não consigo mesmo descrever. O meu coração está a bater. Toda a gente que adoro está à minha volta. É uma momento muito especial”, começou por dizer aos microfones da ESPN. “Sou um jogador de equipa. Vou fazer tudo para ganhar o maior número de jogos que conseguir e vou tentar ganhar um anel o mais rápido possível”.