O conflito no Sudão poderá fazer com que 1,1 milhões de pessoas fujam do país nos próximos seis meses, afirmou esta quarta-feira o Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

No lançamento do seu plano de resposta para o Sudão, desenvolvido em colaboração com o Gabinete de Ajuda Humanitária das Nações Unidas, a agência discriminou este número e calculou em 640.000 o número de cidadãos sudaneses e refugiados acolhidos pelo Sudão — em especial do Sudão do Sul — que fugirão para um dos países vizinhos em busca de segurança.

Outros 203.000 refugiados do Sudão, aquando do início da violência armada, serão obrigados a regressar aos seus países de origem, mais de 150.000 migrantes terão de partir para outro país, assim como outras pessoas de outras nacionalidades.

ACNUR diz que pelo menos 83.758 sudaneses entraram no Egito num mês de conflito

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para tudo isto, o ACNUR necessitará de um financiamento de 470 milhões de dólares (434,3 milhões de euros), o maior montante alguma vez solicitado pela organização para o Sudão, onde os combates já obrigaram à expulsão de pelo menos 280.000 pessoas.

De acordo com Raouf Mazou, chefe de operações do ACNUR, a pior situação neste momento está a ser vivida pelas pessoas que fugiram para o Chade, um país que faz fronteira com a região de Darfur, uma das mais afetadas pelo conflito que começou em meados de abril e onde 60.000 sudaneses chegaram num mês.

No final da semana passada, o exército sudanês e as forças paramilitares de apoio rápido (RSF) chegaram a um acordo para facilitar o acesso humanitário ao país, mas, de momento, a melhoria da situação no terreno é ainda muito ligeira, segundo as organizações internacionais.

“Esperamos que a situação melhore muito mais. De momento, temos uma rede humanitária local, mas precisamos de mais ajuda“, admitiu Mazou.

Por outro lado, o Gabinete das Nações Unidas para os Assuntos Humanitários estima que necessitará de 2,56 mil milhões de dólares (2,36 mil milhões de euros) para o seu plano de resposta humanitária, que tem como objetivo chegar em 18 milhões de sudaneses que se espera que permaneçam dentro das fronteiras do país.