A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) vai iniciar na sexta-feira, em Setúbal, ações de formação junto dos comandantes de postos da GNR e esquadras da PSP sobre o combate a qualquer tipo de discriminação nas polícias.

Numa nota enviada à Lusa, a IGAI refere que estas ações de formação vão desenvolver-se durante este ano em todas as 22 sedes de distrito, para abranger um total de 880 comandantes de postos da Guarda Nacional Republicana e esquadras da Polícia de Segurança Pública.

Segundo a IGAI, as ações de formação realizam-se no âmbito do Plano de Prevenção de Manifestação de Discriminação nas Forças e Serviços de Segurança, que existe desde 2020 e tem como objetivo o combate ao racismo e a qualquer tipo de discriminação nas polícias.

No relatório deste ano de monitorização do Plano de Prevenção de Manifestação de Discriminação nas Forças e Serviços de Segurança, a IGAI dava conta da realização destas ações de formação nas sedes de distritos e que pretendem que os comandantes de postos e esquadra assumam “o compromisso de sensibilizar os seus subordinados para as aprendizagens recebidas e de dedicar particular atenção a qualquer tipo de expressão de discriminação que surja sob o seu comando”.

Coordenado pela IGAI, o plano vincula a GNR e a PSP a reforçarem áreas de intervenção desde o recrutamento à formação, da interação dos membros das forças de segurança com os demais cidadãos e entre si (incluindo nas redes sociais), da promoção da imagem da polícia e comunicação, aos mecanismos preventivos e de monitorização das manifestações de discriminação.

O plano define ainda áreas de intervenção, objetivos e medidas específicas relacionadas com o recrutamento, formação e atuação dos elementos das forças de segurança.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR