A polícia moçambicana anunciou esta segunda-feira a detenção de um militar por lançar uma granada que provocou o pânico numa aldeia de Cabo Delgado, mas sem causar feridos.

O incidente agora revelado pela polícia envolve um elemento das forças de defesa e segurança moçambicanas e aconteceu em 12 de maio em Namiuta, distrito de Chiúre, quando o militar – cuja patente não foi divulgada – lançou o explosivo contra “um outro cidadão”.

“Acusou-o de ser amante da sua esposa, criou agitação no bairro e pôs-se em fuga“, relatou Eugenia Nhamussua, chefe de comunicação do comando provincial da polícia em Pemba.

Polícia moçambicana diz que deteve ativista para o proteger

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A granada explodiu, mas sem causar vítimas.

O elemento das forças armadas acabou por ser detido, na posse de 20 gramas de cannabis, conduzindo à detenção de outras duas pessoas “por consumo e venda” do estupefaciente. Os outros dois detidos estavam na posse de cinco quilos de canábis, que acabaram por ser apreendidos, a par de fardamentos militares, detalhou a porta-voz da polícia.

A província de Cabo Delgado enfrenta há cinco anos uma insurgência armada com alguns ataques reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico e que já fez um milhão de deslocados, cerca de 4.000 mortes e destruição de inúmeras infraestruturas.