Miragaia longicollum é o nome da nova moeda de 5 euros que vai entrar em circulação na próxima sexta-feira, 1 de junho. O anúncio feito pelo Banco de Portugal na quinta-feira adianta que serão emitidas apenas 30.000 moedas com acabamento normal.

Em liga de cuproníquel, a moeda  faz parte da série “Dinossauros de Portugal” e só pode ser usada como dinheiro em Portugal. A sua distribuição será feita através “das instituições de crédito, das tesourarias do Banco de Portugal e das lojas da Imprensa Nacional — Casa da Moeda”, pode ler-se na nota publicada no site do Banco de Portugal.

Na parte frontal da moeda (coroa), é possível ver a imagem do fóssil de um dinossauro em espiral que leva ao centro o valor facial e o escudo nacional, acompanhados pelas legendas “Portugal” e “2023”.

No reverso (cara), surge a ilustração do dinossauro, com a cabeça e a cauda viradas para o seu lado direito, acompanhado pela legenda com nome científico da espécie. Na parte inferior, está a representação do solo e de um arvoredo em silhuetas.

Não é a primeira vez que o Banco de Portugal lança uma moeda da coleção “Dinossauros de Portugal”. Também com o valor de 5 euros, em 2021, lançou a moeda “Dinheirosaurus lourinhanensis” — com o limite de emissão de 25.000 — e, em 2022, a moeda “Lourinhanosaurus antunesi”, que teve em circulação 30.000.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR