O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, assinalou o dia dos Açores, numa mensagem em que defendeu que celebrar a autonomia rima com democracia e em que cumprimentou especialmente o parlamento açoriano.

Estas posições foram transmitidas por Augusto Santos Silva numa mensagem que publicou na sua conta na rede social Twitter.

“Hoje é o Dia dos Açores. Dia de celebrar a autonomia, que rima com democracia”, escreveu o presidente da Assembleia da República, numa alusão a um dos princípios da Constituição.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Augusto Santos Silva saudou depois, “calorosamente, todos os açorianos e a Assembleia Legislativa que os representa”.

Esta manhã, também numa mensagem que publicou na rede social Twitter, o primeiro-ministro, António Costa, assinalou a celebração do Dia dos Açores com uma mensagem em que manifestou confiança no espírito empreendedor dos cidadãos desta região autónoma e assegurou compreensão do Governo da República para o apoio ao desenvolvimento.

“Quando se celebra o Dia dos Açores saúdo as açorianas e açorianos, confiando no seu espírito empreendedor“, escreveu o líder do executivo na sua mensagem, antes de se referir ao papel do Governo da República em relação à Região Autónoma dos Açores.

Nesse ponto, António Costa disse afiançar “a compreensão do Governo da República para a necessidade e a justiça do apoio às suas instituições autonómicas e ao desenvolvimento económico e social regional”.