Os governos de Portugal e da Ucrânia comprometeram-se esta segunda-feira a colaborar ao nível da proteção social, nos direitos e interesses das famílias, crianças e idosos, indicou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Numa nota, o ministério informa que o compromisso decorre de um Memorando de Entendimento “para a cooperação na área da política social” assinado esta segunda-feira entre as ministras do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e da Política Social da Ucrânia, Oksana Zholnovych, na sequência da participação desta no Fórum Social do Porto.

“Não devemos abrandar no investimento social”: Governo assina carta aberta e renova compromissos da Cimeira Social do Porto

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Assinámos um compromisso importante de partilha de experiências, de conhecimento e de programas de desenvolvimento, fundamentais para a recuperação da Ucrânia, do seu capital humano e social, enquanto legítima candidata a membro da União Europeia”, destaca Ana Mendes Godinho, citada no comunicado.

Portugal e Ucrânia pretendem “promover o intercâmbio de conhecimento e experiências nos domínios da proteção social (…), da intervenção precoce na infância, da prestação de assistência social a grupos vulneráveis, incluindo pessoas com deficiência e suas famílias, bem como da reforma do sistema da ação social”, segundo a nota.

Oksana Zholnovych, que no sábado participou no Fórum Social do Porto, deverá visitar nos próximos dias vários projetos nas áreas abrangidas pelo memorando e tem agendadas reuniões com os secretários de Estado do Trabalho, da Segurança Social e da Inclusão.

Devemos “partilhar as nossas experiências para sermos uma Europa mais forte e uma Ucrânia mais forte”, disse a ministra ucraniana no sábado naquele encontro, ao intervir no painel “O Modelo Social Europeu como alavanca geopolítica”.