As despesas de turistas estrangeiros em Portugal e de turistas portugueses em outros países aumentaram 22,5% e 10,0%, respetivamente, em abril, em termos homólogos, voltando a abrandar face ao mês anterior, divulgou esta terça-feira o BdP.

“Em abril de 2023, o indicador preliminar das viagens e turismo aponta para um crescimento das exportações de 22,5% face a abril de 2022 (após uma variação de 36,1% em março) e um crescimento das importações de 10,0% (após uma variação de 18,0% em março)”, refere o Banco de Portugal (BdP).

De acordo com o banco central, estes valores apresentam uma desaceleração face ao crescimento observado nos primeiros três meses do ano, tendo este abrandamento sido “influenciado pelas medidas de resposta à pandemia de covid-19, que foram mais restritivas no primeiro trimestre de 2022 do que em abril de 2022″.

As séries esta terça-feira apresentadas pelo BdP são valores preliminares para a taxa de variação homóloga, tanto para as despesas de turistas estrangeiros em Portugal (também designadas por exportações ou créditos), como para as despesas de residentes em Portugal quando se deslocam a outros países (também designadas por importações ou débitos).

De acordo com o banco central, “esta informação baseia-se num conjunto mais restrito de informação, predominantemente de cartões bancários, e não substitui as séries históricas de exportações e importações de viagens e turismo publicadas no BPstat”.

O BdP atualiza o indicador preliminar das viagens e turismo da balança de pagamentos em 30 de junho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR