O Instituto de Gestão das Participações do Estado (Igepe), entidade que gere o setor empresarial do Estado (SEE) em Moçambique, vai auditar as contas de 2020 a 2023 de 24 companhias estatais, anunciou a entidade.

Num aviso publicado esta terça-feira no diário Notícias, o Igepe convida empresas de auditoria a apresentarem propostas para analisarem os relatórios e demonstrações financeiras consolidadas do SEE.

O instituto pede ainda que sejam identificadas “eventuais fraquezas no processo de consolidação das contas do SEE” e que sejam produzidas “recomendações visando a sua melhoria”.

As cerca de 24 empresas que serão sujeitas a auditoria atuam nas telecomunicações, agricultura, petróleo e gás, saúde, serviços e transportes, avança o Igepe.

No último ano, o Governo moçambicano e o Fundo Monetário Internacional (FMI) acordaram o reforço da fiscalização e gestão das empresas do setor empresarial e melhoria do controlo da dívida, no âmbito do programa de assistência financeira de 470 milhões de dólares (437,7 milhões de euros) até 2025.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR