O jogador-estrela do râguebi francês Mohamed Haouas, de 29 anos, foi esta terça-feira condenado a um ano de prisão por bater na sua mulher em público.

Segundo a AFP, Haouas disse em tribunal que “perdeu o controlo” na sexta-feira passada, quando viu a mulher fumar no centro comercial onde trabalha, depois de lhe ter dito que tinha deixado de fumar. “Ela tem o direito de fumar, mas o problema é que me mentiu”, disse ao tribunal em Montpellier, França. “Eu disse para mim próprio que se ela me consegue mentir sobre os cigarros, poderia mentir sobre outras coisas”.

Segundo a France 24, Haouas disse ao tribunal que “imaginou coisas”. E, dirigindo-se à mulher, mãe dos seus dois filhos, acrescentou: “Arrependo-me muito, aquela é a minha mulher, amo-a”. Isto antes de assegurar que estaria disponível para fazer terapia e aprender a controlar os seus acessos de raiva.

Já a advogada que representa a vítima disse que esta quererá falar com o marido sobre o que aconteceu, possivelmente na presença de outra pessoa.

A acusação tinha pedido 18 meses de prisão para o jogador, mas o tribunal decidiu que Haouas terá de cumprir um ano de prisão e que poderá continuar em liberdade enquanto prepara um recurso.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Haouas é considerado um “pilar” da seleção francesa de râguebi. A sentença é proferida dois meses antes do próximo Mundial, que acontecerá em França.

Mas os problemas com a lei, recordam a AFP e a Reuters, não são de agora. Ainda este mês Haouas esteve em tribunal para se defender num caso que remonta a 2014, em que é acusado, com outros cinco homens, de “violência agravada” e “destruição de propriedade”, com imagens de videovigilância a mostrarem que Haouas e os amigos bateram num homem que o teria atacado primeiro com socos, pontapés e barras de ferro.

Em tribunal, Haouas tinha justificado que “quando somos jovens fazemos coisas estúpidas”, enquanto os procuradores elogiavam o facto de ter conseguido entretanto ultrapassar uma juventude de problemas com a lei e violência. O jogador disse mesmo, na altura, que o seu objetivo passava por “nunca mais voltar a tribunal” e “virar a página”.

Em fevereiro do ano passado, tinha também sido condenado a uma pena suspensa de 18 meses por “receber” um carro roubado e participar em assaltos, em 2014.

Agora, Haouas volta a tribunal pelo caso de violência doméstica. É casado e tem dois filhos, tendo jogado sempre no Montpellier, mas estando a planear mudar-se para o rival Clermont nos próximos meses. A carreira no râguebi pode no entanto, como frisa a imprensa internacional, ficar posta em causa.