O ex-secretário de Estado do Tesouro Miguel Cruz vai ser esta terça-feira ouvido na comissão de inquérito à TAP, constituída após a polémica indemnização a Alexandra Reis, sobre a tutela política da gestão da companhia aérea.

Miguel Cruz foi secretário de Estado do Tesouro, com a tutela financeira da TAP, entre junho de 2020 e março de 2022, cargo que assumiu após deixar a presidência da Parpública, sociedade gestora de participações sociais do Estado como, por exemplo, na companhia aérea.

O ex-governante estava no cargo há pouco tempo quando, juntamente com os então ministros das Finanças, João Leão, e das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, foi anunciado, em conferência de imprensa, o regresso da companhia aérea ao controlo do Estado, na sequência das dificuldades causadas pela pandemia de Covid-19 e após cinco anos de gestão privada.

Foi também durante o mandato de Miguel Cruz que foi preparado e aprovado o plano de reestruturação da TAP, que implicou despedimentos e cortes salariais que ainda estão a ser aplicados.

Miguel Cruz era ainda secretário de Estado do Tesouro quando a ex-administradora Alexandra Reis saiu da TAP, em fevereiro de 2022, com uma indemnização de meio milhão de euros, negociada com base no código das sociedades comerciais e não do estatuto do gestor público, que abrange a TAP desde que voltou ao controlo do Estado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

TAP. Contrato de 625 mil euros para copos de papel foi aprovado por comissão executiva, mas indemnização de Alexandra Reis não

Alexandra Reis, após uma passagem pela presidência da NAV Portugal – Navegação Aérea, foi nomeada secretária de Estado do Tesouro, cargo que exerceu entre 2 de dezembro de 2022 e 4 de janeiro de 2023, tendo sido demitida pela ministro Fernando Medina, na sequência da polémica indemnização.

Antes da audição de Miguel Cruz, que está marcada para as 17h, o ex-ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, é também ouvido no parlamento, na Comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação, a partir das 14h, a requerimento do PSD, sobre a situação da TAP no período 2015-2023.

Inicialmente, estava prevista para esta terça-feira a audição na comissão de inquérito do ex-secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações Sérgio Monteiro, e a de Miguel Cruz estava marcada para 1 de junho, tendo sido depois feita uma troca, passando Sérgio Monteiro a ser ouvido na quinta-feira.

TAP: Sérgio Monteiro “obviamente disponível” para todos os esclarecimentos