A Bundesliga 2 é um caso de estudo. Desde 2014, só duas equipas não foram nem promovidas nem despromovidas no segundo escalão do futebol na Alemanha. Uma era o Heidenheim, que deixou de fazer parte desta estatística este domingo ao conseguir o acesso à Bundesliga num jogo em que o mais importante se passou para lá dos 90 minutos.

O Heidenheim perdia com o Jahn Regensburg por 2-1 aos 90 minutos. Ao mesmo tempo que era levantada a placa com o tempo de compensação, os adeptos do Hamburgo estavam no relvado a festejar a virtual promoção, uma vez que era necessário o Heidenheim perder pontos para a equipa regressar à Bundesliga. Se tudo ficasse por ali, era a equipa duas vezes campeã europeia que ia jogar no escalão principal em 2022/23. Só que o Heidenheim interrompeu a festa com dois golos nos descontos, chegando ao 3-2 nos últimos instantes da partida, e não só garantiu a subida, como também se sagrou campeão.

O Hamburgo venceu o Sandhausen por 1-0 na última jornada e achou que isso era suficiente para garantir a subida. A partida terminou mais cedo que o encontro que se estava a jogar em Heidenheim. Assim, com três pontos somados e com o rival direto a precisar de dois golos para completar a reviravolta, a equipa onde joga o guarda-redes português Daniel Heuer Fernandes achou por bem começar a fazer a festa. Correu mal.

“O tempo de compensação foi longo, pois houve muitas interrupções. Acho que é justificável, porque a bola quase não rolava. Nunca desistimos. Um grande elogio à minha equipa que é indestrutível”, afirmou o técnico da equipa, Frank Schmidt. Nos descontos é que esteve a diferença.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Hamburgo acabou por cair para o terceiro lugar e ficar obrigado a jogar um playoff com o 16.º classificado da Bundesliga para decidir em que competição vai jogar na próxima temporada. O Darmstadt, segundo colocado, vai acompanhar o Heidenheim até ao nível mais alto do futebol alemão.

Em 2004, o Heidenheim ainda jogava na Verbandsliga. Com esta subida, o clube de uma modesta cidade com 50.000 habitantes tornou-se na segunda equipa — a seguir ao Leipzig — a jogar na quinta divisão e na Bundesliga neste século.

O treinador da equipa, um cidadão local de 46 anos, Frank Schmidt, é uma figura curiosa. Desde logo, porque o técnico tirou o curso ao lado do treinador do Benfica, Roger Schmdit. O alemão está desde 2007 na equipa, tendo concluído a 16.ª temporada. O CEO do clube, Holger Sanwald, disse inclusivamente que Frank Schmidt tem “contrato vitalício”.  A Bundesliga é a cereja no topo do bolo. “Não quero que a equipa seja promovida comigo, quero ser promovido com a equipa. E foi isso que aconteceu hoje”, relembrou Frank no momento em que conseguiu a quarta subida com o clube.

Desta forma, o Heidenheim terminou o campeonato com 67 pontos, os mesmos que o segundo classificado, o Darmstadt. O Hamburgo ficou-se pelos 66 e vai jogar o playoff com o Estugarda de Tiago Tomás.