O PS acusou o PSD de “alimentar a confusão” sobre os serviços de informações, sustentando que sabe-se já que ninguém do Governo acionou o SIS e que o secretário de Estado Mendonça Mendes não teve intervenção.

Eurico Brilhante Dias, líder da bancada socialista, falava aos jornalistas, depois de confrontado com o facto de o PSD ter enviado um requerimento ao primeiro-ministro com quinze perguntas sobre a atuação dos serviços de informações na noite da recuperação do portátil do ex-adjunto das Infraestruturas, questionando António Costa se “autorizou, aprovou ou aceitou” essas diligências.

Há aqui uma grande confusão. Quem quer ser esclarecido tem de ouvir aquilo que diz quem quer esclarecer. Tenho a certeza que o primeiro-ministro olhará para as questões formuladas e dará a resposta que entender. Mas o Governo, no essencial, já respondeu”, sustentou o presidente do Grupo Parlamentar do PS.

Marcelo mantém que Galamba devia ter saído. E avisa que PSD também está em avaliação

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Perante os jornalistas, Eurico Brilhante Dias defendeu a tese de que já se sabe “quem acionou o protocolo para que o SIS (Serviço de Informações de Segurança) – neste caso primeiro com o SIRP (Sistema de Informações da República Portuguesa) – tivesse uma intervenção”.

“Já sabemos a natureza da intervenção, designadamente como é que ela se distinguiu da intervenção da PJ e da PSP. Já sabemos que o computador em causa, que está à guarda da PJ, tinha material classificado pelo Gabinete Nacional de Segurança e já sabemos que não foi nenhum membro do Governo que falou com o SIRP ou com o SIS”, advogou.

Na perspectiva do presidente da bancada do PS, em relação a este caso, “quem quer ser esclarecido tem de ouvir as respostas, não só do Governo, mas também do Conselho de Fiscalização do SIRP e do dirigente do SIS que, à porta fechada, respondeu às questões”, referiu. Aqui, Eurico Brilhante Dias fez uma alusão à recente audição à secretária-geral do SIRP e ao diretor do SIS em sede de Comissão de Assuntos Constitucionais.

“Quem quer ser esclarecido tem de ouvir as respostas e não continuar a fazer perguntas para as quais já sabe as respostas”, insistiu, antes de ser confrontado com o facto de o secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, António Mendonça Mendes, se recusar a esclarecer os jornalistas sobre a sua atuação no dia em que o SIS foi acionado para recuperar o computador do Ministério das Infraestruturas que estava na posse de Frederico Pinheiro.

O presidente do Grupo Parlamentar do PS reagiu: “Não podemos participar na confusão”.

A misteriosa novela de São Bento. Costa e Mendonça Mendes fugiram 28 vezes a confirmar versão de Galamba

“O secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro não acionou o SIS e não foi ele que falou com o SIRP. Também sabemos que não foi ele quem falou com o primeiro-ministro, porque o primeiro-ministro, como se sabe, falou já muito posteriormente aos factos com o ministro das Infraestruturas, João Galamba”, referiu.

Depois, Eurico Brilhante Dias deixou uma pergunta: “Se já sabemos que o secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro não teve qualquer intervenção, então não se estará a alimentar a confusão?“.

“O secretário de Estado virá ao parlamento na próxima semana e na altura terá a oportunidade de esclarecer”, acrescentou.