Um grupo de 288 instituições pediu esta quarta-feira que as empresas com maior impacto ambiental, a nível mundial, como a Greenvolt e a Novabase, divulguem os seus dados ambientais através da CDP, que gere um sistema para o efeito.

“Um número recorde de 288 instituições financeiras com cerca de 29 biliões de dólares em ativos, incluindo a Schroders, La Banque Postale, Schroders e Insigh Investment, estão a apelar às empresas com maior impacto a nível mundial para que divulguem os seus dados através do CDP”, indicou, em comunicado.

A CDP é uma instituição que faz a gestão de um sistema de divulgação global dos impactos ambientais, destinado a empresas, investidores, estados ou regiões.

De acordo com a nota esta quarta-feira divulgada pela CDP, entre as empresas visadas estão a Greenvolt, Novabase, Tesla, Spotify e a Exxon Mobil.  “A campanha anual de não divulgação, liderada pelo setor financeiro, leva as instituições financeiras a incentivar as empresas a responder a um pedido anual de divulgação de informações ao CDP”, apontou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Porém, a partir do próximo ano fiscal, serão obrigadas a comunicar os seus impactos ambientais, na sequência de uma diretiva europeia.

No total, quase 50.000 grandes, pequenas e médias empresas cotadas na União Europeia terão que apresentar os seus relatórios sobre dados ambientais. Entre estas incluem-se cerca de 10.000 empresas não europeias, mas que operam na Europa.

“As empresas precisam de tomar medidas ao longo das suas cadeias de abastecimento, uma vez que o mundo não se pode dar ao luxo de ignorar as emissões de âmbito três, que representam todo o ciclo e vida dos produtos. As instituições financeiras, juntamente com o CDP, estão a incitar as empresas a demonstrarem como irão direcionar os seus negócios para um caminho ‘Net-zero’ e positivo para a natureza para proteger os seus investimentos no futuro e, claro, o nosso planeta”, afirmou, citado na mesma nota, o diretor global de produtos de dados do CDP, Laurent Babikian.