Um grupo internacional de ativistas pelo clima está a esvaziar pneus de automóveis SUV e 4×4, também em Portugal, e convida todas as pessoas a fazerem o mesmo sempre que virem este tipo de automóveis de maior dimensão (movidos a combustíveis fósseis). Para estes ativistas, que se auto-intitulam “The Tyre Extinguishers”, este tipo de veículo é “um desastre para o clima” e, no seu site na Internet, colocaram algumas fotografias de marcas e modelos que estão na “lista negra”. Primeira ação em Lisboa foi difundida nas redes sociais nos últimos dias, mas PSP diz que ainda não foi registada qualquer “denúncia formal”.

Nos últimos dias foi muito partilhada nas redes sociais a foto de um carro (Mitsubishi Pajero) com os pneus em baixo — no pára-brisas é colocada uma folha de papel com uma longa mensagem a explicar porque é que se esvaziou os pneus daquele “sugador de gasolina”. Em comunicado, e apesar de o grupo reclamar a realização da “primeira” ação em território nacional, a PSP refere que “os casos conhecidos deste tipo de ativismo em Portugal” — no plural — “têm revestido o ato de esvaziar os pneumáticos de viaturas, sem os inutilizar ou danificar”. Por esse motivo, a ação dos chamados ‘Tyre Extinguishers’ “não constitui necessariamente um crime, nomeadamente de dano”.

Ainda assim, esta força de segurança ressalva que “o esvaziamento dos pneumáticos poderá dar origem ou contribuir para a ocorrência de sinistros rodoviários, caso o utilizador do veículo não note o estado e inicie a marcha”. E sensibiliza para que os casos detetados sejam reportados “de imediato” à esquadra da PSP mais próxima. “Apelamos a todos os cidadãos para que qualquer forma de protesto siga as normas legais em vigor e seja concretizada sem originar (ainda que potencialmente) situações de risco, para os próprios ou para outros cidadãos”, apela ainda esta força de segurança.

“A primeira de muitas”: grupo ameaça com mais ações em Portugal

Contactado pelo Observador através de uma página de redes sociais, os ativistas, que dizem estar ativos em 18 países, garantem que “esta foi a primeira de muitas ações em Portugal“. “Incentivamos toda a gente a juntar-se a nós na missão de tornar os SUV uma coisa do passado”, acrescenta a mesma fonte.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na mensagem colocada no pára-brisas, os ativistas alegam que aquele tipo de carros – “sugadores de gasolina” – “mata”. “Fizemos isto porque conduzir este veículo gigante em áreas urbanas tem consequências imensas para as outras pessoas”, pode ler-se na mensagem que diz que “vivemos numa emergência climática”.

No site deste movimento, aparecem fotografias de “alguns dos modelos mais comuns”, onde se inclui, por exemplo, o Land Rover Discovery, os SUV da Volvo, modelos da Nissan como o Qashqai e o Juke e, também, modelos de SUV da Jeep e da Toyota.

São, todos, carros que o movimento considera “perigosos”, de dimensão e peso “desnecessários” e “poluentes” – são “um desastre para o clima”. No mesmo site ensina-se, também, como se consegue tirar o ar de um pneu de automóvel rapidamente e acrescenta-se que o objetivo é “incomodar e criar despesa para os donos destes carros”, “privilegiados” que “gostam de demonstrar a sua riqueza”.