Há instantes no desporto em que se dá tudo por um momento sem olhar ao que se segue. Naquele duelo contra Sebastian Baez, na primeira ronda de Roland Garros, Gael Monfils deixou a alma e o coração no court Philippe-Chatrier, onde se deixou cair quando virou o quinto set contra o argentino, tendo estado a perder por 4-0, conseguindo ainda ir buscar o 7-5 e uma vitória muito celebrada.

“Quando estava a perder por 3-0 no quinto set, disse a mim próprio que ainda não tinha vencido nenhum jogo desde que sou pai. A minha filha está em Paris, tinha que conseguir uma vitória para ela”, comentou Monfils que é casado com a tenista ucraniana Elina Svitolina. O francês não tem tido muitos motivos para sorrir nos últimos tempos. No lugar 394 do ranking ATP, o tenista de 36 anos é um dos mais velhos no quadro competitivo do Grand Slame ainda não tinha vencido qualquer encontro do World Tour desde agosto de 2022.

O triunfo veio logo contra Baez, o número 42 do mundo.”Está no top 2 dos meus encontros. Tive um praticamente igual contra o Pablo Cuevas. O ambiente foi excecional como o deste. Mas este foi diferente, sou mais velho e tinha menos hipóteses de ganhar. É top 2 ou mesmo o melhor. Foi um ambiente incrível, imagino que também para os espetadores. Sei que alguns amigos meus vieram pela primeira vez a Roland Garros, então diria que foi uma grande experiência para eles”, comentou Gael Monfils que acrescentou que, devido ao ambiente, “a certa altura nem sabia onde estava”.

Ao fim de 3h47 de um encontro equilibrado (3-6, 6-3, 7-5, 1-6, 7-5) o desgaste era visível na forma como Monfils se arrastava no court com cãibras. “Espero recuperar sem problemas”, disse antevendo a segunda ronda, em que, supostamente, ia jogar contra Holger Rune. “Estou cansado, mas também estaria cansado depois de um treino duro. Há muito tempo que não jogava com um ambiente assim. Estava com cãibras no fim, mas muito disso tem a ver com os nervos. Estava a jogar com a adrenalina ao máximo. Espero ter um bom dia de recuperação. Não interessa, aconteça o que acontecer vou estar pronto”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Apesar da expectativa, Monfils anunciou que um problema físico o vai impedir de continuar no torneio. “Estou a tentar esconder a deceção”, referiu. “Tenho um problema no pulso do qual não consigo recuperar. Fiz exames e o médico disse-me que devia parar. Vou fazer mais exames para saber exatamente quanto tempo terei de parar, mas o médico está confiante de que vou conseguir jogar na relva”.

Ao longo da construção do estatuto de veterano, Gael Monfils, natural de Paris, realizou 53 jogos em 15 edições do Roland Garros. O melhor resultado que conseguiu no major francês foi a chegada à meia-final em 2008, onde perdeu com Roger Federer.