O ex-secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações Sérgio Monteiro, do governo liderado por Passos Coelho, vai ser esta quinta-feira ouvido na comissão de inquérito à TAP, tendo sido um dos intervenientes na privatização da companhia em 2015.

Sérgio Monteiro integrou o governo PSD/CDS-PP liderado por Pedro Passos Coelho em 2011, assumindo a pasta das Infraestruturas, Transportes e Comunicações e esteve envolvido no pacote de privatizações que incluiu a venda de 61% do capital da TAP à Atlantic Gateway, de David Neeleman e Humberto Pedrosa, mas também de 21,35% da EDP à China Three Gorges e de 40% da REN à State Grid of China e à Oman Oil.

Após a saída do governo, em 2015, Sérgio Monteiro ingressou no Banco de Portugal, tendo participado no processo de venda do Novo Banco.

O ex-governante esteve no parlamento no final de março a dar explicações sobre a privatização da TAP, a requerimento do PS, na comissão parlamentar de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na ocasião, Sérgio Monteiro defendeu que uma injeção pública na TAP implicaria sempre “pôr dinheiro, cortes nos salários e redução das condições de vida” e que, por isso, era “crítico privatizar” a companhia aérea.

O ex-secretário de Estado apontou também que o processo de privatização da TAP foi feito de acordo com a lei-quadro, que tem regras e enquadramento próprio, nomeadamente a necessidade de se obterem, previamente avaliações independentes.

TAP: Sérgio Monteiro “obviamente disponível” para todos os esclarecimentos

Para Sérgio Monteiro, o resultado prático do processo de privatização foi viabilizar uma empresa com “importância estratégica”, melhorando em 692 milhões de euros as contas da Parpública.

O antigo governante considerou ainda que o negócio de manutenção no Brasil nunca foi “um ativo estratégico” para a empresa, mas um “sorvedouro de dinheiro”.

Nunca dissemos que a manutenção do Brasil era um ativo estratégico. Era justificado como a única forma de fazer a operação no Brasil crescer, o que eu tenho para mim que não fosse assim”, apontou Sérgio Monteiro, em resposta aos deputados.

O ex-secretário de Estado disse que deu, por duas vezes, orientações ao Conselho de Administração da TAP para que a empresa fosse vendida.

Sérgio Monteiro disse ainda que relativamente a este negócio também foram ponderados todos os cenários, inclusive o encerramento, tendo o executivo optado “por não nacionalizar esse buraco”.

Em 2022, a área de manutenção e engenharia da TAP no Brasil foi encerrada de forma definitiva, após terem sido acumulados prejuízos de aproximadamente 600 milhões de euros em 13 anos.

TAP fecha atividade de manutenção no Brasil e despede mais de 500 trabalhadores

O negócio contava com mais de 380 trabalhadores.