O tempo que sobra para os plantéis da próxima época fecharem dá margem aos clubes com capacidade para propostas mais chorudas entrarem nas negociações. Em resumo, estamos na fase em que todos os alvos são possíveis a troco da quantidade certa de milhões. No entanto, o rosto do Barcelona para a nova temporada está longe de estar definido. Com nomes de referência de saída, uma gestão financeira necessariamente meticulosa e os jogos em casa a serem disputados longe de Camp Nou, tudo exige outro tipo de preparação.

O maior ponto de interrogação é o possível regresso de Lionel Messi. O treinador blaugrana, Xavi Hernández, fez pedidos de uma “última dança”, embora o futuro do argentino continue a ser uma incerteza. Mesmo no PSG as contradições permanecem. Christophe Galtier, o treinador dos parisienses, disse em conferência de imprensa que Messi ia fazer o último jogo no Parque dos Príncipes, sendo que, horas depois, foi desmentido pelo próprio clube que afirmou à AFP que afinal o técnico se tinha “expressado mal”. Em grande força têm aparecido o Inter Miami, que tenta seduzir o argentino com a possibilidade de um ano de empréstimo ao Barcelona, e o Al Hilal, que permanece interessado na contratação do jogador.

Barcelona quer regresso de Messi e prepara a “última dança” do argentino: “As histórias bonitas têm de acabar bem”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Enquanto antigo companheiro de equipa, Xavi tem contactos privilegiados com Messi e disse agora, em entrevista ao Mundo Deportivo, que o argentino só vai tomar uma decisão em relação ao seu futuro na próxima semana. “Já o disse muitas vezes, ele tem as portas abertas aqui, eu sou treinador e sei que ele nos vai ajudar se decidir vir, mas, no final, acho que temos que deixá-lo em paz”, salientou o técnico.

“O jogo de sábado será o último no Parque dos Príncipes.” Treinador do PSG confirma que Messi vai deixar o clube no fim da época

Na conversa com o jornal espanhol, Xavi não se preocupou em referir nomes que podem vir a reforçar o plantel e muitos deles são portugueses. Um é Bernardo Silva, que teve o nome muitas vezes associado ao clube blaugrana no último mercado de verão e que o treinador admitiu que podia ser uma alternativa caso a Messi não chegasse à Catalunha. “Seria uma maravilha mas é jogador do Manchester City, é muito difícil”, assumiu.

Pep Guardiola, atualmente nos citizens, saiu do Barcelona mas o clube continua a demonstrar apreço pelos jogadores das suas equipas. João Cancelo, contou Xavi, foi alvo de um interesse bem mais concreto tendo o antigo médio revelado que o lateral português só não chegou à Catalunha em janeiro, acabando por rumar ao Bayern, por culpa da formação inglesa. “O City avaliou a opção do Cancelo vir para o Barça e disseram que não, que para o Barça não queriam que viesse. A mim não me disseram qual o motivo, simplesmente que o negócio não se podia fazer”, comentou Xavi.

Noutra posição do campo, a saída de Sergio Busquets abre uma vaga para o lugar de médio defensivo. Ainda que o próprio Busquets tenha deixado rasgados elogios a Rodri, também jogador do City, outros nomes parecem estar em avaliação com destaque para Zubimendi e Kimmich, mas também para Rúben Neves. É outro namoro antigo do FC Barcelona, muito embora Xavi não considere o médio do Wolverhampton uma prioridade. “Há nomes diferentes: opção A, opção B, opção C. Há três cenários e é nisso que estamos”.

“A sensação que tenho é que toda a gente quer vir para o Barça”, admite Xavi face ao impacto que reconhece que a marca do campeão espanhol tem nos jogadores com os quais contacta. Para desbloquear muitos dos negócios que vão ser necessários para construir a nova versão da equipa, o técnico espanhol vai em breve contar com Deco que se espera que seja apresentado como o novo diretor desportivo do clube. Se muito se fala de entradas, é porque Xavi admite que não são esperadas saídas entre os elementos mais utilizados e o próprio treinador tem a renovação encaminhada.