A Marinha Portuguesa resgatou 35 pessoas durante o mês de maio na sequência de 35 ações de busca e salvamento, a maioria nos Açores, foi esta sexta-feira divulgado.

O balanço revelado esta sexta-feira pela Marinha, em comunicado, contempla dados dos Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) de Lisboa, de Ponta Delgada (Açores) e do Subcentro do Funchal (MRSC), na Madeira.

O maior número de regastes marítimos passou pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) de Ponta Delgada com 20 pessoas resgatadas, em 20 ações de busca.

Buscas por homem desaparecido no mar da Madeira interrompidas, mas retoma na segunda-feira

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na área correspondente ao MRCC de Lisboa, foram registados 12 incidentes em que foram salvas 10 pessoas e no Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal foram coordenadas três ações, tendo sido salvas cinco pessoas.

Nos primeiros cinco meses deste ano, a Marinha coordenou 171 ações de busca e salvamento, das quais resultaram 196 resgatados.

Nas ações de busca de salvamento participaram diferentes organizações e meios da Marinha, da Autoridade Marítima Nacional, da Força Aérea Portuguesa e outros recursos pertencentes à Estrutura Auxiliar do Sistema Nacional de Busca e Salvamento, em especial do Instituto Nacional de Emergência Médica — Centro de Orientação de Doente Urgentes no Mar (INEM CODU-MAR), dos Serviços Nacionais e Regionais de Proteção Civil e Bombeiros, das Administrações Marítimas e Portuárias, entre outros organismos.

Segundo a Marinha, as ações foram também apoiadas pelos navios e embarcações nas ações de busca e salvamento, que se desviam das suas rotas comerciais para prestarem o auxílio necessário, sempre coordenados pelos Centros Nacionais – MRCC Lisboa e MRCC Delgada.