O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse na quinta-feira estar preocupado com os efeitos das alterações climáticas, que têm gerado temperaturas acima da média em algumas regiões e chuvas torrenciais em vários estados.

“Estou muito preocupado com os sintomas acelerados do aquecimento global na Venezuela e no mundo em geral”, disse.

Ao fazer um balanço dos trabalhos das Brigadas Comunitárias-Militares para a Educação e Saúde, numa transmissão televisiva, Maduro referiu que, no estado venezuelano de Anzoátegui (250 quilómetros a leste da capital, Caracas), a temperatura atingiu “35 graus”. “É um forno”, sublinhou.

“Secas brutais na Argentina, Uruguai, Paraguai, Panamá, chuvas tormentosas e torrenciais na Venezuela, Colômbia, Peru e um aquecimento global que já está a ter impacto”, explicou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nicolás Maduro precisou que este é um tema que esteve a analisar durante esta semana. “Temos estado até quatro graus acima da média, estamos a ter o ano mais quente da história da Venezuela”, notou.

“Isso afeta as terras para a produção de alimentos, tem impacto nas fontes de água (…). Não nos apercebemos, mas tem um impacto na nossa saúde. Esses calorões atingem as pessoas e aumentam a tensão [arterial], sobe isto e aquilo. Tem um impacto na vida dos animais. Os gatos e os cães andam à procura de um sítio para se esconderem do calorão”, disse.

Por isso, sublinhou, “temos de nos preparar e aprender a viver com os fenómenos das alterações climáticas: águas torrentosas, chuvas torrenciais, secas, calorões”.

Desastres climáticos causaram perdas de quase 4.000 milhões de euros nos últimos 50 anos

“Eu estou preparado e atento 24 horas por dia à questão climática. É uma questão de grande importância, de grande interesse, e nós estamos atentos”, frisou.

O Presidente da Venezuela explicou que esteve esta semana no Brasil, onde a questão das alterações climáticas foi discutida num encontro de líderes sul-americanos, convocado pelo homólogo brasileiro Lula da Silva.

Lula da Silva clama por integração regional em cimeira com líderes da América do Sul

“Uma questão vital que foi colocada como uma prioridade (…) para podermos coordenar as instituições, os grupos de trabalho e para que todos os governos da América do Sul possam ter uma só política em função desta mudança climática”, sublinhou.

Segundo a imprensa local, a temperatura média na Venezuela oscila entre os 18 e os 23 graus celsius. No entanto, entre os meses de junho e setembro, algumas regiões do país registam temperaturas máximas médias diárias de até 32 graus.

Julho é o mês mais quente do ano, com uma temperatura máxima média de 33 graus e mínima de 24 graus.