Ainda nas primeiras conversações em torno de uma possível renovação de contrato, Rafael Leão colocou à frente de tudo uma prioridade: o pagamento dos cerca de 20 milhões de euros (com juros) ao Sporting pela rescisão considerada sem justa causa em 2018. E foi isso que fez ver sempre aos dirigentes do AC Milan, que não tendo uma ligação direta ao caso perceberam as preocupações do jogador. O caso não está totalmente resolvido, até porque os leões recorreram do montante em causa, mas o modelo para o pagamento do valor deu outra serenidade ao internacional português em relação a tudo o resto que foi oficializado esta sexta-feira, com a renovação de contrato por mais quatro épocas desportivas até junho de 2028.

“O AC Milan está satisfeito por anunciar que o jogador Rafael Leão renovou o seu contrato com o clube 30 de junho de 2028. Desde que chegou no verão de 2019, Rafa participou em 162 jogos, marcando 41 golos e fazendo 29 assistências além de ter sido nomeado o Melhor Jogador da Serie A no último ano. O AC Milan e o Rafael vão continuar o seu caminho juntos”, anunciaram os rossoneri em comunicado oficial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com a Gazzetta dello Sport, Rafael Leão ficará agora com uma cláusula de rescisão de 175 milhões de euros, tendo um vencimento de sete milhões de euros líquidos por época além das habituais cláusulas por objetivos. De referir que o avançado português terminava o anterior vínculo em junho de 2024, o que podia fazer com que assinasse a custo zero por qualquer clube a partir de 1 de janeiro de 2024. “Vou de férias com paz de espírito. Renovei e estou feliz, queria ter feito isto há muito tempo. Espero que façamos coisas boas no futuro e no próximo ano queremos vencer várias coisas”, atirou à entrada do centro de treinos.

Ainda assim, e apesar do acordo que já tinha sido fechado há algumas semanas, não é líquido que Rafael Leão fique em San Siro – a única diferença é a capacidade dos rossoneri em termos negociais. Ou seja, se no antigo contrato havia a condicionante de uma possível saída a custo zero, agora o clube tem garantido um encaixe avultado em caso de transferência, seja ela pela cláusula de rescisão dos 175 milhões ou um pouco abaixo dessa fasquia. O jogador, representado pelo agente português Jorge Mendes, já foi apontado a vários clubes das ligas inglesa e espanhola, podendo ser uma das grandes transferências do verão.

Já em relação à dívida com o Sporting, e depois de o Lille ter sido considerado corresponsável pela dívida, o AC Milan chegou a acordo com a formação francesa para que assuma a quase totalidade da dívida que agora ascende aos 20,6 milhões de euros (em troca dá uma pequena percentagem de uma futura venda) e Leão terá apenas de pagar um milhão para encerrar o tema. No entanto, e mesmo depois de ter visto os tribunais darem razão sobre a falta de justificação para a rescisão por justa causa do avançado, os leões avançaram com recurso porque entendem que devem receber os 45 milhões da cláusula de rescisão e não 20,6 milhões.