“Piratinha do Ar”, o novo podcast narrativo do Observador que tem quatro episódios lançados, já foi ouvido mais de 150 mil vezes desde que foi publicado há pouco mais de duas semanas.

A história de Rui Rodrigues, o adolescente do Feijó que, em maio de 1980, com apenas 16 anos, desviou um avião da TAP de Faro para Madrid, logo an semana de lançamento saltou diretamente para o primeiro lugar do top de programas da Apple Podcasts — onde há dois meses também chegou “O Sargento na Cela 7”, primeiro da série Podcast Plus do Observador, que entretanto já ultrapassou o meio milhão de downloads.

O primeiro episódio conta o início da história do desvio de um avião da TAP em 1980, por um miúdo de 16 anos. Se ainda não o fez, pode escutar aqui o primeiro episódio: 

Episódio 1: “O Sequestro do Voo 131”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Entretanto, foi lançado o segundo episódio, em que — depois de o avião desviar a rota para Madrid — Rui revela finalmente as suas exigências. A bordo do avião da TAP os passageiros estão confusos: não percebem porque é que o avião não está a aterrar em Faro. O comandante desculpa-se com o mau tempo. Até que a chefe de cabine e alguns dos passageiros percebem que quem está dentro do cockpit é um miúdo que estava sentado nas traseiras do avião. Neste episódio percebemos ainda como Rui preparou o plano e viajamos até aos anos 80 e ao fascínio pela ficção científica e pelos OVNIs. Pode ouvir aqui o segundo episódio:

Episódio 2: “Emergência 7500”

Uma semana depois saiu o terceiro episódio, quando o voo 131 da TAP aterra em Madrid e é imediatamente cercado pelas forças especiais espanholas, que estão preparadas para uma intervenção armada. Na torre de controlo, os diplomatas portugueses correm contra o tempo para evitar uma ação violenta contra o sequestrador. Em Lisboa, o primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro tem de decidir sobre as exigências: 10 milhões de dólares e um salvo-conduto para a Suíça. No Feijó, os pais e amigos de Rui são surpreendidos com a notícia na televisão e não querem acreditar. Pode ouvir este episódio aqui:

Episódio 3: “Cercado”

Na última terça-feira (os episódios são sempre disponibilizados à terça-feira) saiu o quarto episódio, em que ouvimos o sequestrador encurralado. O governo português recusou as exigências e as forças especiais continuam a cercar o avião e podem entrar a qualquer momento. O copiloto começa a pôr em prática o seu próprio plano para tentar resolver o sequestro e faz Rui revelar finalmente os seus motivos para desviar o avião. No final, vai sobrar apenas uma bala na arma que levou para fazer o sequestro. Pode ouvir aqui o quarto episódio:

Episódio 4: “A Última Bala”

O próximo episódio, o quinto, será disponibilizado na próxima terça-feira.

(texto atualizado às 11h52 do dia 13 de junho com os últimos números de audiência do podcast plus)