O mau tempo que vai afetar o arquipélago da Madeira entre segunda-feira e terça-feira terá impacto no continente a partir de quarta-feira, mas “não com a mesma intensidade”, com chuva na generalidade do território, mas mais fraca.

“Há um sistema que vai afetar a Madeira com muita humidade vinda dos trópicos e que irá causar precipitação forte no arquipélago, daí a emissão dos avisos vermelhos para o arquipélago da Madeira e posteriormente, a partir de quarta-feira, mais quarta-feira e quinta-feira, o remanescente desse sistema irá afetar o continente, não com a mesma intensidade, mas trará alguma diferença”, explicou à Lusa o meteorologista do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) Pedro Sousa.

Segundo o meteorologista, o continente vai registar a partir de quarta-feira “precipitação um pouco mais generalizada, mas sem a mesma seriedade do que na Madeira”.

As previsões apontam ainda para que a partir de quinta-feira o território continental regresse ao “padrão de instabilidade com aguaceiros e trovoadas espalhados um pouco por todo o país, sempre com mais incidência no interior”, mas as condições meteorológicas mais para o final da semana estão dependentes do comportamento da depressão na passagem pela Madeira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Apesar de alguma variação, todos os dias deverá haver alguma precipitação no continente”, disse Pedro Sousa, que explicou que na segunda-feira e na terça-feira se espera “uma situação mais suave do que nos últimos dias”.

“Quarta-feira teremos um regime de precipitação mais extenso, mas provavelmente menos intenso e a partir de quinta-feira voltamos ao regime de aguaceiros e trovoadas”, disse.

Já as temperaturas não devem registar variações significativas, com uma subida na segunda-feira e na terça-feira e o regresso aos “valores amenos” na ordem dos 25º que se têm registado no país, mais próximos dos 30º no sul do território.

O arquipélago da Madeira, para onde já foram emitidos avisos vermelhos devido ao mau tempo, vai ser afetado por um fenómeno meteorológico conhecido como ‘rio atmosférico’, “um termo que se refere a transportes de humidade numa faixa relativamente estreita, – daí o nome metafórico de ‘rio atmosférico’ -, em que há um transporte de humidade desde as baixas latitudes, de ar húmido e quente tropical até latitudes mais elevadas”, explicou Pedro Sousa.

“É um fenómeno bastante comum, todos os anos existem vários episódios destes, digamos que com esta intensidade em junho não é comum nas nossas latitudes, não é comum, pode-se dizer que é pouco frequente, mesmo, daí alguma excecionalidade do evento, em especial no arquipélago da Madeira, que será a região que será mais afetada diretamente por esse sistema”, disse o meteorologista.

Sete distritos do continente estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva e trovoada, enquanto na Madeira se espera um agravamento do estado do tempo para segunda-feira com duas regiões em vermelho e outra sob aviso laranja.

Os avisos do IPMA são válidos entre o meio-dia e as 21h00 de hoje para os sete distritos do continente, nomeadamente Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Portalegre, Vila Real e Viseu.

O IPMA prevê a ocorrência de aguaceiros, “por vezes fortes e que poderão ser ocasionalmente de granizo e acompanhados de rajadas fortes de vento” e trovoadas frequentes e dispersas.

No arquipélago da Madeira, a informação disponível no site do IPMA indica que as regiões montanhosas e a costa sul da ilha vão estar sob aviso laranja devido à precipitação entre as 12h00 e as 15h00 de segunda-feira, prevendo-se depois um agravamento da precipitação que fez subir o nível para vermelho, entre as 15h00 de segunda-feira e as 15h00 de terça-feira.