Cerca de 530 pessoas foram retiradas das suas casas, no domingo, na província costeira de Esmeraldas, no noroeste do Equador, onde fortes chuvas causaram inundações, bloqueio de estradas e naufrágios, disseram as autoridades.

Até ao momento, não há registo de vítimas mortais ou feridos, acrescentaram.

A Secretaria de Gestão de Riscos (SGR) do Equador indicou terem sido registadas 12 horas de chuva contínua, o que levou o caudal de seis rios a transbordar em quatro municípios da província de Esmeraldas, na fronteira com a Colômbia.

Cerca de 500 pessoas tiveram de ser resgatadas em barcos de borracha e 30 de helicóptero devido às inundações que afetaram cidades como Quinindé, Atacames, Muisne e a capital da província, Esmeraldas, de acordo com um relatório inicial da SGR.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As autoridades equatorianas mobilizaram 500 efetivos das Forças Armadas e 110 agentes da polícia para apoiar as operações de socorro realizadas por outras entidades, como o Corpo de Bombeiros, o Ministério da Saúde e os serviços municipais das zonas afetadas, onde também foram distribuídos kits de assistência, disse a SGR.

Um relatório do Serviço Integrado de Segurança do Equador indicou que houve casas inundadas pelo transbordamento de rios em Atacames, enquanto em Muisne um deslizamento de terra obstruiu uma estrada e a subida do caudal de um rio destruiu várias casas.

O relatório também mencionou a formação de fendas num troço da estrada entre Atacames e Tonchigüe, enquanto na cidade de Quinidé foi registado o transbordamento de um rio, que causou inundações em várias casas.

Na cidade de Esmeraldas, alguns bairros estão alagados e algumas estradas da província foram encerradas devido à possibilidade de desabamento de pontes.