A Mutualista Covilhanense, na Covilhã, distrito de Castelo Branco, passa a ter a partir desta segunda-feira em funcionamento uma Estrutura de Acolhimento Temporária com capacidade para receber 25 migrantes e refugiados que já estão no país.

O primeiro grupo, composto por 19 pessoas, entre as quais refugiados da Ucrânia, chega esta segunda-feira ao espaço localizado na Casa da Moura, onde se encontra o Balcão de Apoio ao Migrante da Mutualista e que até dezembro de 2022 foi uma Casa de Acolhimento para Crianças e Jovens Estrangeiros Não Acompanhados.

Proteção temporária a refugiados ucranianos em Portugal prorrogadas por mais seis meses

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A nova valência, protocolada com o Instituto de Segurança Social (ISS), visa proporcionar transitoriamente acolhimento aos migrantes a encaminhar pelo organismo e prestar apoio na sua integração social e profissional.

Em comunicado, a Mutualista Covilhanense informou que esta segunda-feira chegam os primeiros 19 migrantes de várias nacionalidades, vindas do norte do país, entre os quais estudantes universitários que estudavam Medicina e Medicina Dentária na Ucrânia.

“O acordo celebrado com o ISS surge na sequência da experiência da associação na área das migrações ao longo destes últimos dois anos, com projetos concretizados, em curso e também em fase de implementação”, referiu o presidente da Mutualista Covilhanense, Nelson Silva, citado na mesma nota.

A instituição informou que está a trabalhar num projeto na área da capacitação e empregabilidade para migrantes e para a região, “a lançar em breve também na Casa Moura”.