A estrutura da ilha Terceira do CDS-PP, partido que integra a coligação de governo nos Açores com PSD e PPM, criticou hoje a promoção turística da ilha e a falta de ligações aéreas diretas com o exterior.

“Para o CDS da Terceira, a estratégia de promoção turística para esta ilha tem sido mesmo inexistente, mas, mesmo que existisse e fosse correta e ambiciosa, não conseguíamos fazer cá chegar os turistas porque não há voos diretos”, refere a Comissão Política da Ilha Terceira (CPI) do CDS-PP, em comunicado de imprensa.

A posição surge na sequência de uma reunião, no fim de semana, em que o órgão analisou a atividade governativa e o estado da região.

A CPI da Terceira é liderada pelo presidente do CDS-PP/Açores, Artur Lima, vice-presidente do executivo açoriano, tutelando, entre outras áreas, a Solidariedade Social e a Aerogare Civil das Lajes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No comunicado, os centristas terceirenses sublinham que 2022 foi “o melhor ano de sempre” em número de passageiros no Aeroporto das Lajes, mas reivindicam uma melhor promoção turística da ilha.

“O CDS Terceira considera que a política de promoção turística da ilha tem sido ineficaz e tem comprometido seriamente o posicionamento desta ilha na captação de novas rotas áreas, pelo que se exige uma reorientação na definição de uma promoção turística que valorize as particularidades que a Terceira tem a oferecer nas dimensões cultural, histórica, ambiental e gastronómica”, apontam.

Segundo os militantes do CDS-PP/Terceira, “não há número suficiente de voos do exterior diretamente para a Terceira”, por isso “um número considerável de residentes e turistas” é obrigado a “fazer escala, com pernoita, em muitos casos, em São Miguel”.

“O CDS da ilha Terceira considera que a mobilidade dos terceirenses está a ser seriamente afetada e prejudicada, tanto para o exterior como no interior da região, entendendo que cabe à Sata Air Açores proceder a uma melhor organização horária dos voos inter-ilhas, e reivindica o estabelecimento de três voos diretos da Terceira para o Porto”, defendem.

Apesar das críticas, a estrutura do CDS-PP na ilha Terceira destaca a importância da implementação da tarifa Açores, com voos a 60 euros (ida e volta), para residentes no arquipélago, alegando que “ao reduzir o valor pago pelos passageiros permite que cada vez mais açorianos possam viajar e conhecer as outras ilhas, impulsionando o turismo interno”.

Os centristas fazem ainda “uma apreciação globalmente positiva do governo de coligação”, salientando o “impacto social” do projeto piloto “Novos Idosos” e da gratuitidade das creches.