A Federação Nacional de Sindicatos Independentes da Administração Pública (Fesinap) convocou uma greve nacional das 00h00 de quarta-feira às 24h00 de sexta-feira, reivindicando aumentos salariais e implementação do cartão refeição de 9,60 euros diários.

Segundo o pré-aviso de greve, a paralisação ocorre entre 7 e 9 de junho, entre as 00h00 e as 24h00 e abrange os trabalhadores vinculados em regime de emprego público ou em regime laboral comum.

[Já saiu: pode ouvir aqui o terceiro episódio da série em podcast “Piratinha do Ar”. É a história do adolescente de 16 anos que em 1980 desviou um avião da TAP. E aqui tem o primeiro e o segundo episódios]

Em comunicado, a Fesinap esclarece que a greve é de âmbito nacional e abrange “todos os trabalhadores da administração pública”, incluindo os trabalhadores dos hospitais EPE (entidade pública empresarial). Entre as reivindicações estão atualizações salariais, para fazer face ao aumento do custo de vida e a instituição do cartão refeição na administração pública, através de negociação em acordo coletivo, para o valor diário de 9,60 euros.

“O Governo não pode continuar a tratar os trabalhadores com “esmolas”, quando todas as carreiras necessitam de uma revisão de alto a baixo, a começar pela indexação do salário às funções efetivamente exercidas pelos trabalhadores e não pela categoria de que são detentores”, defende a federação sindical.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR