Os clubes continuam a fazer propostas, os árbitros continuam a pedir mudanças e há um novo plano para o futebol profissional na calha: a Federação Portuguesa de Futebol anunciou esta terça-feira que vai propor a existência de um modelo de gestão da arbitragem que contemple a criação de uma entidade externa.

“A Direção da FPF entende que o Conselho de Arbitragem (CA) e a arbitragem gozam da liberdade e da independência necessárias para o normal funcionamento, nomeadamente no que concerne às competições profissionais. Também é sua convicção que o trabalho conjunto dos membros do CA e das equipas de arbitragem tem permitido melhorar o setor”, começa por explicar a Federação em comunicado.

José Fontelas Gomes volta a candidatar-se à liderança da arbitragem da FPF

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Tal como tem demonstrado ao longo dos seus três mandatos, a Direção da FPF está sempre disponível para novas soluções e ideias. A FPF propõe que se avance em Portugal para um modelo de organização da arbitragem nas competições profissionais que contemple uma entidade externa, a exemplo do que já sucede em outros países, o que permitirá utilizar ferramentas e mecanismos legais que garantam a constituição e desenvolvimento do quadro de árbitros mais adequado”, prossegue o mesmo texto.

“Face ao atual enquadramento legal, a FPF entende que será necessário estudar a alteração das principais normas que regulam a gestão da função de arbitragem. A FPF informou desta intenção os sócios da Federação Portuguesa de Futebol e a Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto e convidará de imediato a Liga Portugal e a APAF para integrar um grupo de trabalho que será liderado pelo presidente do Conselho de Arbitragem e que contará com o suporte da Direção Jurídica da FPF”, conclui.

Luciano Gonçalves. Era rijo, via vermelhos e hoje comanda os árbitros