O preço médio semanal, calculado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), subiu 0,5% para a gasolina e 1,3% para o gasóleo, em comparação com a semana anterior, foi esta terça-feira divulgado.

“O preço eficiente registou uma atualização, face à semana passada, de +0,5% para a gasolina e de +1,3% para o gasóleo”, lê-se no relatório semanal de supervisão de preços da ERSE.

Na semana de 5 a 11 de junho, o preço eficiente antes de impostos é de 0,861 euros por litro de gasolina 95 simples e de 0,808 euros por litro para o gasóleo simples.

Já com os impostos, o preço eficiente é de 1,737 euros por litro de gasolina 95 simples e de 1,514 euros por litro de gasóleo simples.

Para a subida do preço eficiente pesou a variação das cotações internacionais da gasolina simples em -2,1% e do gasóleo simples em -0,9%, bem como o descongelamento da atualização do valor do adicionamento sobre as emissões de carbono de gasolina e do gasóleo em cerca de 25%.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O preço eficiente tem em conta o valor dos combustíveis nos mercados internacionais de referência, os respetivos fretes marítimos, a logística primária, os sobrecustos com a incorporação de biocombustíveis, a componente do retalho e os impostos.

O relatório indicou ainda que, em comparação com a semana anterior, a média dos preços de venda ao público anunciados nos pórticos, que é reportada no Balcão Único da Energia, esteve 0,2 cêntimos por litro acima do preço eficiente no caso da gasolina 95 simples e 2,4 cêntimos por litro para o gasóleo simples.

“Em termos percentuais, a gasolina 95 simples foi anunciada nos pórticos 0,1% acima do preço eficiente e o gasóleo simples foi anunciado 1,6% acima do preço eficiente”, precisou.

Por sua vez, no que diz respeito aos preços com descontos, que são publicados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), a gasolina 95 simples registou um desvio de -2,7% face ao preço eficiente e o gasóleo simples -3,6%.

O regulador notou ainda que, em termos absolutos, estas estimativas situam-se em -4,6 cêntimos por litro no caso da gasolina simples e em -5,1 cêntimos por litro para o gasóleo simples, abaixo dos respetivos preços eficientes.