O Ministério da Justiça (MJ) garantiu esta quarta-feira que os sistemas informáticos da Justiça vão estar “totalmente operacionais até ao final do dia”, referindo que “os constrangimentos técnicos” que motivaram as falhas tiveram origem num ‘datacenter’ externo.

“Os constrangimentos técnicos que afetaram os serviços da Justiça, entre ontem [terça-feira] e hoje, já se encontram quase totalmente ultrapassados, prevendo-se a normalização de todos os sistemas até ao final do dia”, lê-se num comunicado do MJ divulgado ao início da noite.

Esta falha do sistema informático está, de acordo com a fonte, a colocar em causa as audiências de julgamento, as inquirições do Ministério Público e outras diligências que impliquem o recurso aos computadores da rede informática da Justiça.

Problemas técnicos impediram distribuição de processos nos tribunais administrativos

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Tudo o que requeira também a gravação e que esteja ligado às plataformas informáticas não funciona“, acrescentou. Os problemas informáticos e de rede começaram a ser registados na terça-feira, a meio da tarde, a nível nacional.

“A situação, que teve origem num problema verificado ontem no ‘datacenter’ externo que aloja vários equipamentos incluindo os da Justiça, foi acompanhada em permanência pelas equipas tecnológicas da Justiça, que estão ainda a desenvolver os trabalhos necessários para assegurar a total reposição dos sistemas”, explicou o MJ.

“As equipas tecnológicas estão a desenvolver os trabalhos para a total reposição dos mesmos”, conclui a resposta do Ministério da Justiça.