O Brasil felicitou a Guiné-Bissau pelo “ambiente de tranquilidade” e a “forma ordeira e organizada” como decorreram as eleições legislativas, no passado domingo, que a coligação PAI-Terra Ranka venceu com maioria absoluta pela .

“O Brasil felicita o governo e o povo da Guiné-Bissau pela realização das eleições parlamentares, no último dia 4 de junho, conduzidas em ambiente de tranquilidade e de forma ordeira e organizada, conforme anunciado pela Missão de Observação Eleitoral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)”, indicou, em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Líder da PAI –Terra Ranka vai anunciar nome a propor para futuro primeiro-ministro da Guiné-Bissau

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Ao cumprimentar a divulgação dos resultados preliminares pela Comissão Nacional de Eleições, o governo brasileiro reitera seu apoio às instituições democráticas bissau-guineenses”, acrescentaram as autoridades brasileiras, que recordaram ainda que os dois países mantêm relações desde 1974.

Relações essas “pautadas pela cooperação técnica, com importantes projetos de caráter estruturante no país africano“, frisou o governo brasileiro.

O líder da coligação vencedora das legislativas na Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira, disse que em breve será conhecido o nome a ser proposto para chefiar o novo Governo e garantiu estar aberto a falar com outros partidos.

Por outro lado, o chefe de Estado guineense, Umaro Sissoco Embaló, afirmou durante a campanha eleitoral que não nomearia Domingos Simões Pereira primeiro-ministro do país caso vencesse as legislativas, mas na quinta-feira, numa mensagem à Nação, reconheceu os resultados e recuou na sua intenção.

Portugal felicita vencedor das legislativas da Guiné-Bissau e quer “aprofundar excelente cooperação”

A Comissão Nacional de Eleições divulgou na quinta-feira os resultados das eleições legislativas do passado domingo que deram a vitória à coligação PAI – Terra Ranka com 54 dos 102 deputados ao parlamento, conquistando assim a maioria absoluta.