O Presidente angolano, João Lourenço, manifestou ao seu homólogo guineense, Umaro Sissoco Embaló, a “esperança” de que os dois países “continuarão a trabalhar juntos para explorar as potencialidades recíprocas e projetar a cooperação bilateral”, após as legislativas na Guiné-Bissau no domingo.

A mensagem de João Lourenço, que é também o presidente em exercício da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), visou saudar o Presidente guineense “pela forma ordeira, exemplar e democrática como decorreram as eleições legislativas na Guiné-Bissau”.

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau divulgou na quinta-feira os resultados das eleições legislativas, que deram a vitória à coligação PAI – Terra Ranka, encabeçada pelo antigo primeiro-ministro e líder do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira, com 54 dos 102 deputados ao parlamento, conquistando assim a maioria absoluta.

“Quero realçar o facto de o povo da Guiné-Bissau ter podido, em condições de grande abertura, transparência e de estabilidade, escolher livremente (…) a coligação PAI – Terra Ranka, que trabalhará com o senhor Presidente da República na condução dos destinos da Guiné-Bissau nos próximos tempos”, destaca João Lourenço.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Líder da PAI –Terra Ranka vai anunciar nome a propor para futuro primeiro-ministro da Guiné-Bissau

O Presidente angolano manifesta ainda “a convicção de que a Guiné-Bissau saberá vencer o grande desafio que tem pela frente, no sentido de edificar as bases sobre as quais assentará a unidade de todas as forças vivas da nação, às quais caberá, num verdadeiro clima de unidade nacional, impulsionar o desenvolvimento” do país.

Os resultados provisórios anunciados quinta-feira pela comissão eleitoral guineense referem também que o Movimento para Alternância Democrática (Madem-G15) obteve 29 deputados na Assembleia Nacional Popular, mais dois assentos do que em 2019.