Henri, assim mesmo, sem apelido, deverá encontrar-se esta sexta-feira com o Presidente Emmanuel Macron, que já estará em Annecy, para prestar apoio às vítimas do brutal ataque desta quinta-feira num parque infantil da cidade francesa, está a avançar a Radio Europe 1.

Nas horas que passaram desde o ataque, que deixou dois adultos e quatro crianças com menos de 3 anos feridos, duas delas ainda em estado considerado grave, o jovem tornou-se conhecido em toda a França como “o herói da mochila”.  Sem a sua intervenção, acreditam os franceses, o ataque com faca perpetrado por Abdalmasih H., um refugiado sírio de 31 anos, requerente de asilo no país, poderia ter tido consequências ainda mais graves.

Duas crianças continuam em estado crítico após ataque com faca a parque infantil em França. Autor do ataque detido pela polícia

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Vários vídeos captados durante o ataque naquela cidade alpina, a cerca de 40 quilómetros de Genebra, mostram a forma como Henri fez frente ao atacante, armado apenas de uma das mochilas com que está a fazer um périplo de nove meses a pé pelas catedrais de França.

Identificado através das redes sociais, onde entretanto começaram a chover agradecimentos à sua pronta e corajosa intervenção, Henri foi na manhã desta sexta-feira entrevistado por um canal de televisão francês — que também não lhe divulgou o sobrenome.

[Já saiu: pode ouvir aqui o terceiro episódio da série em podcast “Piratinha do Ar”. É a história do adolescente de 16 anos que em 1980 desviou um avião da TAP. E aqui tem o primeiro e o segundo episódios]

“Não estava lá por acaso, no caminho para as catedrais cruzei-me com este homem. Agi por instinto, não pensei nisso, para mim era impensável não fazer nada. Agi como um francês deve agir, ou seja, segui os meus instintos e fiz tudo o que podia para proteger os mais fracos”, disse, sorridente, “Henri, o ‘heroi da mochila'”, de microfone na mão.

Tem 24 anos, estuda gestão e filosofia e no dia 20 de março deu início ao desafio auto-imposto de, no espaço de 9 meses, percorrer todo o país, a pé e a pernoitar em casas de moradores locais, para visitar o maior número possível de catedrais.

No Instagram, Henri criou uma página, “O Canto das Catedrais”, onde tem partilhado os progressos da viagem — e que desde ontem está a ser inundada de mensagens de agradecimento pela sua intervenção no parque infantil, contando já com mais de 58 mil seguidores.

Esta quinta-feira, horas após o ataque, o “herói da mochila” tinha feito uma publicação singela no Facebook: “Rezem pelas crianças, eu estou bem”.