O bispo Américo Aguiar disse que “o Papa tem renovado” junto da igreja que estará presente na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), e manifestou a sua certeza de que o evento se fará com a presença do líder católico.

” [O papa Francisco] também se está a preparar, de modo muito especial e particular, para participar na Jornada. Estamos com ele. Rezamos por ele para que esteja a 100% para vir ao nosso encontro. O papa tem renovado, e sempre renovado, que estará connosco em agosto de 2023. E é essa a nossa certeza. Faremos a JMJ com o nosso querido papa Francisco”, disse o bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação JMJ, num vídeo divulgado pela fundação.

A organização da JMJ em Lisboa tinha reiterado que “não há plano B, nem se justifica” e rejeitou alimentar especulações na sequência da operação a que foi submetido na quarta-feira o Papa Francisco.

JMJ: organização reitera que não há plano alternativo e rejeita especulações

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Não há plano B, nem se justifica, uma vez que todas as informações que recebemos, da Santa Sé e da equipa clínica, são positivas, mostrando que a intervenção cirúrgica preventiva a que foi submetido o Papa Francisco correu bem e que retomará a sua agenda normal a partir do dia 18 de junho”, afirmou à agência Lusa a porta-voz da JMJ, Rosa Pedroso Lima.

O Papa Francisco, de 86 anos, foi operado na quarta-feira sob anestesia geral no Hospital Gemelli, em Roma, por risco de obstrução intestinal, divulgou o Vaticano.

Esta intervenção cirúrgica, considerada necessária pelo agravamento dos sintomas apresentados pelo Papa, segundo a sua equipa médica, levará a “vários dias” de hospitalização, disse num comunicado o diretor de imprensa do Vaticano, Mateus Bruni.

Na terça-feira, Francisco já tinha feito exames no Hospital Gemelli, em Roma.

Saúde do Papa pode ameaçar JMJ? História mostra que, mesmo nas situações mais graves, nunca houve JMJ sem Papa

Nesse dia, em que foi divulgado o programa para a JMJ, o bispo auxiliar de Lisboa, Américo Aguiar, justificou a ida do Papa nesse dia ao hospital, explicando que foi apenas “fazer análises” e avisou que não existe um plano B para a JMJ.

“O único plano é F, de Francisco”, disse o também presidente da Fundação JMJ.

No dia seguinte, o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, José Ornelas, recusou antecipar cenários devido à saúde do Papa Francisco, que iria ser operado nessa tarde, e disse contar com a sua presença na JMJ.

“Rezamos e acompanhamos a situação de saúde do Papa e esperamos aquilo que vai vir. Não antecipamos cenários, mas estamos contando que o Papa possa vir cá”, afirmou aos jornalistas, em Leiria, José Ornelas, também bispo da Diocese de Leiria-Fátima.

A agenda do Papa para a JMJ, entre 2 e 6 de agosto, em Lisboa, tem quase 20 encontros e inclui uma deslocação ao Santuário de Fátima.

Papa passa segunda noite tranquila em hospital a recuperar de cirurgia

A assessoria de imprensa do Vaticano revelou que o Papa Francisco teve uma segunda noite tranquila no Hospital Gemelli, a recuperar da cirurgia no intestino a que foi submetido. O Vaticano afirmou ainda que a condição de Francisco é estável e que a recuperação pós-operatória é considerada normal.