O vice-governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Manuel Dias, assume a liderança interina do banco central angolano, após a nomeação de José de Lima Massano para ministro de Estado para a Coordenação Económica.

Uma nota do BNA refere que a posição de vice-governador mais velho em funções no banco central angolano coloca Manuel António Tiago Dias em condições de dirigir temporariamente o órgão regulador.

José de Lima Massano foi nomeado, na quinta-feira, ministro de Estado para a Coordenação Económica, depois de ter sido exonerado a seu pedido pelo Presidente angolano, conforme uma nota de imprensa da Presidência da República.

O ex-governador, que substituiu nas funções Manuel Nunes Júnior, tomou posse, tendo como principal desafio a diversificação económica e, de imediato, a questão dos subsídios aos combustíveis, nomeadamente o processo de atribuição dos cartões de subvenção à gasolina para taxistas, moto taxistas e embarcações de pesca artesanal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Governo angolano desburocratizou processo e vai emitir por dia 500 cartões de subsídio à gasolina para taxistas

O governo angolano anunciou, há uma semana, a retirada gradual de subsídios à gasolina, mantendo a subvenção ao setor agrícola e à pesca, o que fez a gasolina aumentar, de imediato, de 160 kwanzas (0,25 euros) para 300 kwanzas (0,48 euros).

José de Lima Massano exerceu a função de governador do BNA nos períodos de 2010 a 2015, e de 2017 a 2022 tendo sido novamente reconduzido em dezembro de 2022, constando também do seu currículo seis anos de presidência da Comissão Executiva do Banco Angolano de Investimento (BAI), função que exerceu antes e depois do seu primeiro mandato no banco central.